Educação

Integração e desenvolvimento regional: Ajuricaba participa da feira Ciência para Todos Unijuí

Projeto movimentou mais de 8 mil alunos e professores de escolas da região

Escolas de Ajuricaba participaram na semana passada do projeto Ciência para Todos da Unijuí, com cinco projetos no total, três do Comendador e dois da Rede municipal.

Representaram a Educação Infantil, através da EMEI Pedacinho de Gente as professoras Ieza Desbesell Tüzen e Jéssica Talita Niedvetzki, com o projeto Pequenas Descobertas, Grandes Aprendizagens.

Professoras Jéssica Talita Niedvetzki e Ieza Desbesell Tüzen, com o projeto Pequenas Descobertas, Grandes Aprendizagens

Da escola Nelci Tobias Oedmann, representando os quartos anos A e B, as professoras Maiara Carvalho e Daiane Mattner com o projeto Aprendendo Frações com Materiais Concretos.

Professoras Daiane Mattner e Maiara Carvalho com o projeto Aprendendo Frações com Materiais Concretos

Os trabalhos fazem parte do Projeto Ciências para Todos e integram a Terceira Feira Regional de Matemática. A professora Diole Almeida faz parte da comissão organizadora da feira. Professora Maira Brigo é orientadora dos trabalhos da rede estadual.

Galeria de fotos

O projeto

Após cinco dias de exposições interativas, palestras, oficinas e atrações diferenciadas, a programação do projeto Ciência para Todos na Unijuí se encerrou na sexta-feira (25) movimentando mais de 8 mil alunos e professores de escolas da região, bem como a comunidade em geral. Visando a promoção de ações de divulgação da ciência, tecnologia e inovação, o evento envolveu cinco projetos desenvolvidos na Universidade durante o ano: como a 5ª MoEduCiTec; o projeto Física para Todos; a 3ª Feira de Matemática; o Tech Day; e o Meninas Digitais.

Para a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, a professora Cátia Maria Nehring, esta foi uma semana de experiências intensas dentro da instituição. “Foram cinco dias de três turnos nos quais a Educação Básica e Superior possibilitaram a socialização do conhecimento por meio da interação proposta por diferentes projetos da Universidade, reforçando o nosso compromisso com o desenvolvimento regional”, avaliou.

Fruto de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com aporte financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC), o projeto Ciência para Todos visa criar espaços de intercâmbio de conhecimentos e experiências entre distintos contextos socioculturais. “Esta ação mostra o significado de uma universidade para o desenvolvimento de sua região a partir da formação, do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação”, concluiu a reitora.

Confira mais detalhes sobre os Projetos envolvidos no Ciência para Todos

Durante o evento, os coordenadores dos projetos envolvidos no Ciência para Todos realizarão uma apresentação das respectivas atividades. Confira a seguir mais detalhes:

Meninas Digitais: a computação está presente em praticamente todas as carreiras. Esta iniciativa da Sociedade Brasileira da Computação (SBC) e da Unijuí busca:

– Ensinar as garotas a transformarem ideias em aplicativos;
– Divulgar os softwares desenvolvidos por estudantes na área da Computação;
– Despertar o interesse das estudantes para que conheçam melhor a área;
– Ensinar como as meninas podem ser futuras cientistas da Computação.

Feira de Matemática: é um processo educativo científico e cultural que alia vivências e experiências. Tem como princípios o caráter público não competitivo e um processo em rede e em movimento. Possibilita a promoção, o desenvolvimento, a socialização e o aperfeiçoamento de práticas educativas que favorecem a instituição de processos de aprendizagem em Matemática, contribuindo significativamente na formação e no desenvolvimento dos diferentes sujeitos envolvidos.

Física para Todos: na perspectiva de promover a difusão e a popularização da Ciência, em particular da Física, o projeto de extensão universitária “Física para Todos” desenvolve suas atividades em espaços formais e não formais de educação, por meio de um museu interativo itinerante de experimentos. Nessas exposições, o visitante é incentivado a interagir com os experimentos, sendo desafiado a explicitar suas próprias concepções sobre o fenômeno físico observado. Para esses eventos o projeto Física para Todos apresenta equipamentos/experimentos interativos envolvendo as áreas de Astronomia e Energias Renováveis.

MoEduCiTec: consiste num espaço interativo e formativo de estudantes e professores, pela socialização de aprendizagens produzidas em aulas, em todos os níveis, áreas de conhecimento e modalidades de práticas educativas. Objetiva fomentar a iniciação científica, pelo incentivo à divulgação de produções de estudantes e seus professores, com vista a promover criatividade, atitude investigativa e protagonismo estudantil, articulados ao desenvolvimento humano associado ao avanço do conhecimento.

Tech Day: destaca as ações de desenvolvimento tecnológico produzidas na Unijuí, apresentadas em uma Feira de Protótipos (destacando as cidades inteligentes e a internet das coisas), ações de eficiência energética, o Robô Day com a mostra de robótica, oficinas e, por fim, uma competição de sumô de robôs. Além disso, o evento vai contar com palestras e minicursos sobre os temas inovação, cultura digital, empreendedorismo e o Game Day que é basicamente uma feira de jogos eletrônicos e hardware, priorizando jogos e apps desenvolvidos no Brasil.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.