Saúde

Veja a programação preparada pela Secretaria de Saúde para o Outubro Rosa

[metaslider id="165178"]

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa acontece anualmente em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades em campanhas de conscientização e prevenção. Este movimento começou nos Estados Unidos, mas acabou ganhando adesão mundial, se tornando parte efetiva do calendário das ações de saúde promovidas pelo governo brasileiro a partir dos anos 2000.

Em Ajuricaba não é diferente. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, terá atividades em toda rede pública de saúde, focada em exames, orientações e ações de prevenção e conscientização sobre a saúde da mulher. O Slogan da Campanha desse ano lançado pela Estratégia de Saúde da Família 1, responsável pela organização das atividades deste mês é “Saúde da Mulher: a construção do cuidado integral”.

A primeira atividade acontecerá no dia 16 de outubro às 14h no Centro de Convivência, quando será realizado uma roda de conversa sobre a temática: Saúde da Mulher: a construção do CUIDADO INTEGRAL. Neste tarde será realizado também a confecção do travesseiro terapêutico, com a coordenadora das oficinas de plantas medicinais da Secretaria de Saúde, farmacêutica Claudia Pinno.

No dia 17 de outubro às 14h a roda de conversa será realizada na Escola Luiz Fogliatto da Linha 15, onde acontecerá o encontro de mulheres dos grupos da Emater com a participação da Equipe do ESF 1, que falarão sobre a Saúde da Mulher. Para este dia será necessário cada participante levar um lanche saudável para compartilhar.

No dia 24 de  outubro às 14h a roda de conversa será realizada no CRAS, com as equipes das oficinas cuja temática será sobre a Construção do Cuidado da saúde da Mulher.

No dia 30 de outubro às 14h no Centro de Convivência teremos um bate-papo aberto para todas as mulheres que querem aprender mais sobre a beleza feminina, sua saúde e autoestima, com a profissional Enfermeira e gestora da Clínica Magrass de Ijuí, Daiane Botega Urach.

A principal ação, no entanto, acontecerá no dia 23 de outubro, quarta-feira, quando será promovida a primeira Caminhada das Vitoriosas, no turno da tarde a partir das 14h, com saída do Centro de Convivência indo em direção a Praça Notélio Mariotti para concentração final. Para esta ação contaremos com a presença do grupo IMAMA da cidade de Três Passos que estarão fazendo um trabalho de prevenção acerca do tema principal do Outubro Rosa que é a Prevenção do Câncer de Mama. Para esta atividade contamos com todas as mulheres que querem abraçar esta causa conosco. Terá sorteio de brindes entre as participantes.

Ainda durante todo o mês de outubro será oferecido em cada Estratégia de Saúde da Família atendimentos noturnos as mulheres, principalmente com o objetivo de realizar o exame citopatológico para diagnóstico precoce de Câncer de colo de útero, exames de mamas e encaminhamento de mamografia. Todas as mulheres que desejam colocar em dia seus exames devem agendar este atendimento em sua equipe de saúde. Além do exame preventivo e de mamas serão ofertados a realização de testes rápidos de sorologia, com o intuito de diagnosticar algumas doenças como hepatite, HIV e sífilis.

“Teremos atividades em todas as unidades de saúde”, anunciou a Secretária de Saúde de Ajuricaba Tarciana Raquel Moraski. Para ter acesso a essa programação, as pacientes devem procurar diretamente suas unidades de saúde para ver como agendar um horário para atendimento. “Convidamos todas as mulheres a participar”, reforça a secretária de Saúde Tarciana. Além do mais todas as mulheres que agendarem seu exame preventivo durante o mês de outubro poderá levar para sua casa um brinde oferecido pela Secretaria de Saúde. NÃO FIQUE DE FORA PARTICIPE!

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo