Saúde

Secretaria de Saúde está implementando mudanças no atendimento da população

[metaslider id="165178"]

A Secretaria Municipal de Saúde está desde o ano passado participando da Planificação da Saúde juntamente com os demais municípios pertencentes a 17ª CRS. O processo busca fortalecer as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Atenção Ambulatorial Especializada, organizando de forma mais eficiente o encaminhamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aos diferentes serviços prestados e promovendo a integração das atenções primária e especializada.  Para isso existem diretrizes a serem seguidas para garantir o cuidado qualificado nos postos e diminuir encaminhamentos desnecessários à atenção especializada. Com a Planificação da Saúde pretende-se diminuir filas, substituir fichas pelo acolhimento com classificação de risco e responder às demandas dos usuários – o máximo possível – dentro dos postos de saúde.

Para que isso seja realizado, as equipes de Estratégias de Saúde da Família do município vem trabalhando a fim de implementar o acolhimento com Classificação de Riscos em todas as unidades de saúde. O acolhimento com classificação de risco estabelece o grau de prioridade das demandas espontâneas a serem atendidas de acordo com a classificação a seguir:

COR VERMELHA: Pacientes que se encaixam nessa classificação serão atendidos imediatamente, obrigatoriamente com a presença do médico. São os casos dos pacientes que buscam a unidade para atendimento com uma condição aguda de doença e necessitam da intervenção da equipe no mesmo momento que chega na unidade.

COR AMARELA: Pacientes que se encaixam nessa classificação terão atendimento prioritário, necessitando de intervenção breve da equipe, mas podendo se ofertada inicialmente medidas de conforto pela enfermagem até a nova avaliação do profissional mais indicado para o caso.

COR VERDE: Pacientes que se encaixam nesta classificação terão seu atendimento realizado no mesmo dia, porém poderão ser manejados de turno de acordo com a situação. São os casos dos pacientes que buscam a unidade para atendimento com uma queixa recente ou situação aguda de doença, mas sem risco de agravo imediato a saúde.

COR AZUL: Nesta cor se encaixam todos os pacientes que não se enquadram nas situações anteriores, podendo agendar consulta conforme necessidade e/ou ainda ser referenciado para outros profissionais e ações de orientação em saúde.

Considerando-se desta forma que o serviço será mais resolutivo, uma vez que com a crescente demanda nos serviços de atenção básica, é necessário buscar alternativas que priorizem o atendimento àqueles usuários com maior gravidade. Cabe salientar que nenhum usuário deixará de ser atendido, mas que a classificação de risco vai orientar não só o tipo de intervenção (ou oferta de cuidado) necessário, como também o tempo em que isso deve ocorrer. A equipe está capacitada para iniciar o novo protocolo.

Nas próximas semanas todas as equipes de ESF estarão realizando a orientação a toda a população do novo processo de trabalho a ser implementado. Duvidas poderão acessar a Secretaria de Saúde para esclarecimentos.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo