Artigo – Jean Bertollo: Desafie-se!

Encontre significado
Se você não trabalhar em algo que seja significativo para você, sua fraqueza será amplificada. Se a sua vida é ordenada por um propósito, tudo fica mais fácil de suportar, especialmente os dias difíceis.
Seja mais resiliente
Leia sobre pessoas resilientes, fale com pessoas resilientes, observe as pessoas resilientes. Copie a mentalidade de alguém que você conhece e que tenha forças de caráter. Você pode melhorar sua resiliência procurando por esse tipo de informação ou entrando em contato gradual com desafios.
Saia das mídias sociais e sempre deixe seu celular longe
Eu estava gastando muito tempo nas mídias sociais, então deixei o telefone por 6 meses. Fiquei mais focado, mais quieto, menos ansioso, não me preocupo tanto com “memes” e tendências. A mídia social é um vício! Está programada para roubar seu tempo.
Concentre-se nas coisas que você controla
Os filósofos do estoicismo dizem: O trabalho mais importante da vida é distinguir entre as coisas que você controla e as que você não controla. Encontre as coisas que estão sob sua influência e coloque toda a sua energia nisso.
Escreva todos os dias
Escrevo meus pensamentos ou coisas que estudei e que considero relevantes para lembrar. Acontece que, se temos pensamentos em nossa mente, muitas vezes eles ficam nebulosos e confusos, mas no papel, tudo parece mais claro e mais objetivo. Ajuda a mente a clarear e ficar mais leve.
Sempre carregue um pequeno caderno junto. Sempre temos boas ideias quando estamos andando, fazendo compras ou indo para algum lugar. Boas ideias não têm tempo para vir e, mais importante, elas não voltam! Sempre tenha algo à mão para anotar ideias espontâneas.
Sempre duvide antes de acreditar.
Todo mundo está querendo sua atenção. Em todos os momentos. É como a economia funciona, ainda mais agora que o mundo é digital e global. O que acontece é que algumas pessoas têm conteúdo relevante e outras buscam seguidores e fiéis, mas não têm conteúdo além de marketing e manipulações psicológicas.
É uma habilidade de longo prazo. Pensar com cuidado e ter um senso crítico é como um músculo. Nossa mente tem tendências a sempre distorcer as coisas, então o hábito de analisar as coisas lentamente ajuda muito.
Leia mais. E leia algo que seja útil amanhã e não apenas hoje
Quantas séries você viu este ano? E quantas você vai levar para sua vida? Poucas não? Com a leitura é o mesmo. Nós consumimos muita leitura superficial e pouco conteúdo hoje em dia. Basta olhar para as principais vendas da Amazon … Pequenas coisas nos impactam e nos modificam a longo prazo.
O entretenimento vem depois. Priorizar coisas importantes é uma ótima ideia, então tento ler coisas que serão tão úteis amanhã quanto são agora que estou lendo. Se eu tiver tempo para gastar, procuro algo no estilo “entretenimento”.
Acalme a mente, dê um tempo
Atividades como leitura, música, corrida. Qualquer coisa que faça você parar de prestar atenção em mil coisas de uma vez e mantenha você concentrado por algumas horas ou minutos. A meditação é uma boa opção, você pode até andar, ouvindo um áudio de Mindfulness.
Exercício Regular
Andar / correr por áreas verdes também acalma muito, acontece até uma mudança química em nosso corpo, segundo algumas pesquisas, quando estamos em contato com a natureza.
Melhore a assertividade / comunicação.
Aprenda a comunicar a mensagem certa da maneira certa e no momento certo.
Muitos dos nossos problemas de relacionamento vêm de má comunicação. Nós falamos uma coisa e a pessoa ouve e entende outra. Então a coisa já está armada. Nós falamos no momento em que a pessoa está ferida, e a conversa acabou. Ou falamos de uma maneira que achamos normal, e a pessoa se sente agredida com o tom de voz ou com as palavras escolhidas.
Saber dizer não.
Se não soubermos dizer não com frequência, vamos colocar nosso tempo à disposição de pessoas e atividades que não vão contribuir pra nós. Recusar educadamente convites é um hábito muito útil.
Encontrar algum desafio de vez em quando / desenvolver uma mentalidade de crescimento
Acredito que devemos enfrentar desafios para podermos crescer. Se não estamos em contato com qualquer barreira, significa que estamos sempre dentro da mesma caixa de experiência, o mesmo espaço confortável.
A zona de conforto deve ser expandida. Cada vez que aprendemos algo novo, nos tornamos mais competentes, e, com mais competência, o que foi difícil se torna fácil. Então, os desafios têm que seguir nosso ritmo de crescimento, temos que fazer um pouco mais de esforço. Quando eu estava estudando para o concurso, fui me cobrando 1% a mais de acertos de questões a cada 3 dias. Isso me motivou a fazer mais exercícios, para revisar e ler melhor e me fez conseguir atingir notas melhores.
Comece algo novo, do zero. Aprenda a dançar, a tocar guitarra, desenhar … Faça do desafio um modo de vida. Aproveite a adrenalina de ver as coisas com a mente iniciante mais uma vez.
[our_team image=”https://ajuricaba.com/wp-content/uploads/2019/01/Jean-Bertollo-sobre.jpg” email=” jeann1984@hotmail.com” phone=”(055) 9-9147-8099″ style=”vertical”]Jean Alessandro Bertollo nasceu em 1990, formou-se em Psicologia pela Unijuí em 2018, concurseiro e amante dos estudos. Interessado em comportamento humano, psicologia aplicada ao trabalho e gestão e aprimoramento pessoal, aprendizagem e cognição. Escreve semanalmente para Folha de Ajuricaba, Jornal Ramadense e Ajuricaba.com
https://medium.com/psicologiadocotidiano[/our_team]