SocialUtilidade pública

Solidariedade: Família de Gabrieli Rosa da Silva faz vaquinha para custear tratamento de ATM

A ajuricabense Maiara da Rosa Grubert organizou uma vaquinha solidária, através do site Vakinha, para ajudar no tratamento da sua irmã, Gabrieli Rosa da Silva que está com agravamento na ATM – articulação temporomandibular, que é a articulação da mandíbula com o crânio. O osso está desgastado, causando luxação e artrose, comprometendo o canal auditivo, que ela só percebeu por conta de uma cotovelada que levou há 4 anos.

Nesses 4 anos, Gabrieli vinha sofrendo com muita dor de cabeça e na mandíbula, onde, nos últimos meses, ia todos os dias no SUS tomar morfina, pois era a única forma de amenizar a dor.

Conforme a família, Gabrieli foi a inúmeros dentistas, e todos não enxergavam o quão grave era seu problema. Sua irmã Maiara conta que “numa dessas ela teve que ouvir que: quando casasse iria sarar. Outro recomendou fisioterapia. Outro recomendou placa miorrelaxante e nada adiantava. O problema foi só piorando até que a Secretaria de Saúde conseguiu encaminha-la para a primeira cirurgia”.

No dia 29 de maio de 2019, Gabrieli fez então a primeira cirurgia na ATM, porém ainda possui muita inflamação. “Como se já não bastasse toda a dor que ela já tinha, ela precisava se alimentar somente por alimentos líquidos e pastosos”, conta Maiara. Em poucos meses Gabrieli, hoje com 19 anos, está pesando 37kg.

Neste meio tempo, a família conheceu Alvaro, que se sensibilizou com a história da Gabrieli e se disponibilizou a levá-los num dentista especializado no caso. Em junho a família visitou então, em Passo Fundo, o Dr. Roque Rodhen, que deu o diagnóstico citado no início do texto. Gabrieli precisava passar por uma nova cirurgia e, para isto, tinha que remover os 4 sisos numa única cirurgia, continuar se alimentando por alimentos líquidos e pastosos e evitar de conversar para não desgastar mais a ATM.

A cirurgia foi realizada dia 16 de agosto de 2019. Gabrieli ganhou peso graças a um suplemento, muito caro) apesar de vomitar muito (quase todo o dia), entrou na cirurgia com 42kg.

“A cirurgia foi um sucesso. Mas o pós operatório tem sido uma luta muito grande para todos nós. Nossa mãe é empregada doméstica, largou o pouco que tem para poder cuidar da Gabrieli. E em casa é somente nós 3”, conta.

Mesmo com a ajuda que tiveram até aqui da Secretaria da Saúde e demais pessoas, a família resolveu criar esta Vakinha, pois agora Gabrieli precisa de um aparelho que custa 9 mil reais, e em 8 meses necessita de nova cirurgia ortognática – que visa corrigir alterações de crescimento nos ossos da face: maxila, mandíbula e mento (osso da região do queixo), pois ela tem dificuldade em respirar.

Gabrieli precisou trancar a faculdade devi aos problemas de saúde. Ela estava cursando Estética e Cosmética. “Ela é uma jovem com um futuro brilhante pela frente, estava começando a faculdade e teve que parar por conta de tudo isso. Ela está abatida e precisa terminar o tratamento o quanto antes, pois ela não consegue se alimentar e está muito magra, provavelmente terá que ter um acompanhamento psicológico. Conto com a ajuda de vocês!”, finaliza a irmã Maiara.

Com a vaquinha, Gabrieli busca arrecadar R$ 9.000,00. Para colaborar, entre no link a seguir: //www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-gabrieli. Você pode doar a partir de R$ 25. Se preferir, também pode efetuar um depósito de qualquer valor através da conta:

Banco do Brasil
Agência: 0779-X
Conta corrente: 9 656-3

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo