SocialUtilidade pública

Solidariedade: Família de Gabrieli Rosa da Silva faz vaquinha para custear tratamento de ATM

A ajuricabense Maiara da Rosa Grubert organizou uma vaquinha solidária, através do site Vakinha, para ajudar no tratamento da sua irmã, Gabrieli Rosa da Silva que está com agravamento na ATM – articulação temporomandibular, que é a articulação da mandíbula com o crânio. O osso está desgastado, causando luxação e artrose, comprometendo o canal auditivo, que ela só percebeu por conta de uma cotovelada que levou há 4 anos.

Nesses 4 anos, Gabrieli vinha sofrendo com muita dor de cabeça e na mandíbula, onde, nos últimos meses, ia todos os dias no SUS tomar morfina, pois era a única forma de amenizar a dor.

Conforme a família, Gabrieli foi a inúmeros dentistas, e todos não enxergavam o quão grave era seu problema. Sua irmã Maiara conta que “numa dessas ela teve que ouvir que: quando casasse iria sarar. Outro recomendou fisioterapia. Outro recomendou placa miorrelaxante e nada adiantava. O problema foi só piorando até que a Secretaria de Saúde conseguiu encaminha-la para a primeira cirurgia”.

No dia 29 de maio de 2019, Gabrieli fez então a primeira cirurgia na ATM, porém ainda possui muita inflamação. “Como se já não bastasse toda a dor que ela já tinha, ela precisava se alimentar somente por alimentos líquidos e pastosos”, conta Maiara. Em poucos meses Gabrieli, hoje com 19 anos, está pesando 37kg.

Neste meio tempo, a família conheceu Alvaro, que se sensibilizou com a história da Gabrieli e se disponibilizou a levá-los num dentista especializado no caso. Em junho a família visitou então, em Passo Fundo, o Dr. Roque Rodhen, que deu o diagnóstico citado no início do texto. Gabrieli precisava passar por uma nova cirurgia e, para isto, tinha que remover os 4 sisos numa única cirurgia, continuar se alimentando por alimentos líquidos e pastosos e evitar de conversar para não desgastar mais a ATM.

A cirurgia foi realizada dia 16 de agosto de 2019. Gabrieli ganhou peso graças a um suplemento, muito caro) apesar de vomitar muito (quase todo o dia), entrou na cirurgia com 42kg.

“A cirurgia foi um sucesso. Mas o pós operatório tem sido uma luta muito grande para todos nós. Nossa mãe é empregada doméstica, largou o pouco que tem para poder cuidar da Gabrieli. E em casa é somente nós 3”, conta.

Mesmo com a ajuda que tiveram até aqui da Secretaria da Saúde e demais pessoas, a família resolveu criar esta Vakinha, pois agora Gabrieli precisa de um aparelho que custa 9 mil reais, e em 8 meses necessita de nova cirurgia ortognática – que visa corrigir alterações de crescimento nos ossos da face: maxila, mandíbula e mento (osso da região do queixo), pois ela tem dificuldade em respirar.

Gabrieli precisou trancar a faculdade devi aos problemas de saúde. Ela estava cursando Estética e Cosmética. “Ela é uma jovem com um futuro brilhante pela frente, estava começando a faculdade e teve que parar por conta de tudo isso. Ela está abatida e precisa terminar o tratamento o quanto antes, pois ela não consegue se alimentar e está muito magra, provavelmente terá que ter um acompanhamento psicológico. Conto com a ajuda de vocês!”, finaliza a irmã Maiara.

Com a vaquinha, Gabrieli busca arrecadar R$ 9.000,00. Para colaborar, entre no link a seguir: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-gabrieli. Você pode doar a partir de R$ 25. Se preferir, também pode efetuar um depósito de qualquer valor através da conta:

Banco do Brasil
Agência: 0779-X
Conta corrente: 9 656-3

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.