Social

Posse responsável de animais mobiliza secretarias municipais

Uma reunião na tarde de quinta-feira, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, marcou o início de uma parceria entre o Grupo de Proteção aos Animais com as secretarias de Educação, Saúde e Agricultura do município de Ajuricaba. O objetivo é conscientizar a população com relação à posse responsável dos animais, que prevê a disciplina da propriedade, da criação, da guarda, do transporte e do uso de animais.

De acordo com Marieli Cavalheiro, representante do Grupo de Proteção aos Animais – GPA, as atividades tiveram início há cerca de três anos e a mobilização foi crescendo gradativamente. Hoje, o grupo já conta com cerca de 40 integrantes. De acordo com ela, a partir da iniciativa do GPA, já foram castrados 16 animais.

PATROCINADO - A NOTÍCIA CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“O objetivo do grupo é acolher os animais abandonados. Num primeiro momento, encontramos um lar temporário e, posteriormente, esses animais são encaminhados para adoção. Todos os animais doados são castrados. Queremos educar para não abandonar”, explica.

Segundo Marieli, a principal dificuldade do grupo é com relação ao custo das castrações, que hoje fica entre R$ 165 e R$ 185. Para que mais procedimentos como esse fossem viabilizados, o grupo realizou uma rifa, que será sorteada às vésperas do Dia dos Pais, no dia 10 de agosto.

Nos próximos dias, profissionais do Grupo Educar para Não Abandonar, de Panambi, vão realizar, com os alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais, um trabalho educativo com as crianças, destacando a importância desse cuidado com os animais. Paralelamente, os agentes comunitários de saúde também devem realizar um trabalho de conscientização com as famílias sobre a posse responsável.

A secretaria de Agricultura do município realizou um cronograma de vacinação anti-cio e vermifugação, que se estenderá até o mês de novembro, sempre no horário das 14h às 16h. De acordo com a médica veterinária Andréia Wyzykowski, no dia 31 de agosto, a vacinação ocorre no Bairro João Carlini. No mês de setembro, será realizada vacinação no dia 3, na Linha 21; no dia 5, na Linha 24; no dia 10, na linha 26; no dia 12, na Linha 15; no dia 17, na Linha 13 e no dia 28 de setembro no Bairro Planalto. No dia 26 de outubro a vacinação será no Centro de Ajuricaba e no dia 20 de novembro, no Bairro Modelo.

PATROCINADO - A NOTÍCIA CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar