Com apoio da Emater, produção de batatas cresce mais de 1600% em Ajuricaba
Conforme a equipe da Emater de Ajuricaba, a produção de batatas cresce exponencialmente no município. Em 2014, quando foi realizada a primeira encomenda pelo escritório municipal da entidade, eram 3 famílias que aceitaram o desafio de implantar a cultura, somando 90 kg de batata semente.
Em 2019, mais de 1.500 kg de batata semente foram encomendadas pelo escritório municipal da Emater. O trabalho abrange hoje 200 famílias de produtores rurais do município, 197 a mais do que no primeiro ano. Isso coloca Ajuricaba pela primeira vez no mapa da produção da cultura, realizado pelo último censo do IBGE.
As sementes vêm de um processo que se inicia nos laboratórios da Embrapa e UPF, e a multiplicação é feita em campos isolados inscritos no Ministério da Agricultura na região nordeste do Rio Grande do Sul. Estima-se uma produção de 18 toneladas, sendo que o diferencial das variedades Macaca e Atlantic são a rusticidade e isenção de doenças, o que contribui para a uma alimentação saudável.
Este trabalho contou com a parceria da Secretaria Municipal da Agricultura, que realizou o transporte das sementes e fez com que essa chegasse até o produtor com valor acessível. O plantio inicia-se em setembro, podendo ser feito o segundo plantio em fevereiro de 2020.
Para mais informações contate a Emater de Ajuricaba pelo telefone (55) 9 9915-1598.