Educação

Projeto Semeando Valores é destaque no XIII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM)

[metaslider id="165178"]

O Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) é o mais importante no âmbito nacional, porque congrega o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática: professores da Educação Básica, professores e estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, estudantes da Pós-graduação e pesquisadores. A edição 2019 aconteceu na cidade de Cuiabá/MT, onde Ajuricaba teve participação apresentando o projeto “Uma experiência Afetiva – Bolo e Matemática”.

A pesquisa nasceu através de oficinas realizadas na Escola da linha 13 – Projeto Semeando Valores, idealizado pela professora Nádia C.  Bandeira Huber, através da pesquisa “Uma experiência Afetiva – Bolo e Matemática” em parceria com as professoras Suelen C. D. Roth e Eliane Meggolaro Carmini. O objetivo da pesquisa foi desenvolver oficinas culinárias envolvendo os alunos e seus familiares, tendo o foco no ensino da matemática como forma de potencializar a aprendizagem, demonstrando que no processo culinário aprende-se a dividir, multiplicar, quantificar, estudar, formas, pesos e medidas, além de proporcionar aos familiares reflexões acerca da contribuição ao crescimento conceitual em ações do cotidiano que os envolve.

Em 2018, a pesquisa já foi apresentada na II Feira Regional de Matemática em Panambi/RS, categoria comunidade, conquistando troféu destaque do evento. Em vista disto, recebeu convite para participar de diversos eventos, entre eles, indicação ao XIII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), organizado pela Sociedade de Educação Matemática, o mais importante no âmbito nacional para educação matemática.

Representando o município de Ajuricaba, estiveram presentes a professora Suelen Dias e o diretor do projeto Semeando Valores, Jonas Cavalheiro, apresentando nacionalmente a pesquisa.

Professores Jonas Cavalheiro e Suelen Dias representando o município de Ajuricaba
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo