ArtigosJean Bertollo

Artigo – Jean Bertollo: 10 Coisas que acabam com seu relacionamento

[metaslider id="165178"]

1. Pare de dizer frases fatalistas.

Frases fatalistas são frases que dão margem para que a pessoa pense que o relacionamento está sempre por um fio. “Desse jeito não dá mais” “ Se você não mudar isso terei que te deixar” “Se você fizer isso vou embora”. Essas frases não vão resolver o problema, e vão criar na pessoa uma sensação de insegurança frequente e duradoura, o que vai piorar bem mais a situação. Se a discussão estiver quente, pare, saia, respire, ou diga para continuarem conversando em outro momento. Não arrume as malas todos os dias dizendo que vai embora a cada nova discussão.

2. Pare de atacar querendo provocar mudanças.

Ataques só causam ego ferido e contra-ataques. Num relacionamento, ninguém muda pelo confronto verbal violento. As pessoas acabam mudando somente quando param sozinhas e analisam sua postura e sua conduta de uma forma distante, como se estivessem vendo outra pessoa. Aconteceu comigo de perceber alguns erros em meus antigos relacionamentos depois de muito tempo passado.

Não conseguimos enxergar bem nossos defeitos, então não adianta jogar na cara das pessoas isso por que elas não vão reconhecer seus erros. Temos que ter calma e esperar a pessoa perceber que precisa mudar, e depois precisamos ter calma e esperar que ela de fato mude.

3. Deixar de elogiar e comemorar por coisas boas

Esse problema é bem mais sério do que uma discussão ou uma briga. Quando você deixa de demonstrar felicidade por uma conquista do outro, você mostra para a pessoa que as coisas que lhe são importantes não são tão importantes para você. A consequência disso é que a pessoa vai ficar cada vez menos empolgada em contar para você suas conquistas e realizações, e isso mina totalmente a cumplicidade e a confiança do casal. Se as coisas que me deixam feliz não te deixam feliz, logo você não gosta de mim. O raciocínio é esse.

4. Sentir ódio das coisas que a pessoa gosta de fazer

Já tive namoros onde uma das coisas que mais gosto de fazer (compor músicas) era extremamente desestimulado e até motivo de discussão. O resultado disso era duas pessoas infelizes, a primeira por que não podia fazer o que gostava sem se sentir desconfortável e a segunda por que a primeira estava sempre de mau-humor. Deixe a pessoa fazer as coisas que ela gosta, não apague o brilho dela. Tente apreciar algum aspecto daquilo que a pessoa gosta de fazer, quem sabe um dia você não acabe até gostando daquilo de fato.

5. Jogar as frustrações em cima do outro

Isso acontece muito por falta de conhecimento de si e da baixa auto percepção emocional. Ficamos tristes e não conseguimos identificar o motivo, então concluímos que a culpa é do outro. Só poderia ser, visto que o último lugar para se procurar defeitos é em nós mesmos. Quando você se sentir frustrado, sente e escreva sobre isso. Espere um tempo e leia o que você escreveu. Quem sabe você perceba que a outra pessoa não tem nada a ver com sua tristeza, e quem sabe você vá até ela numa postura de pedir acolhimento/ apoio e não numa postura agressiva de ataque e acusação.

6. Não dar tempo/espaço para o outro

Por mais louco e apaixonado que seu amor possa parecer, sempre é necessário um espaço e um tempo para cada uma das pessoas desenvolver suas atividades. As pessoas podem ter projetos juntos, mas sempre haverá os projetos individuais e responsabilidades de cada um. Se as pessoas não tiverem um tempo pra si mesmas, vão sentir pequenas doses de frustração diárias que se transformarão numa bola de neve de mágoa e ressentimento emocional.

7. Achar que o outro tem bola de cristal

A coisa que mais gera discussão e mal-entendidos é achar que sabemos o que a outra pessoa está pensando. Como conhecemos a pessoa em intimidade, achamos que temos o direito de adivinhar seus pensamentos e deixamos de escutar o que está sendo dito. Vale muito mais a pena perguntar do que tentar adivinhar. Fale o que você quer que a pessoa faça, peça o que você quer pedir. Não diga “ Você disse que (…….)” Ao invés disso, pergunte. A pergunta dá possibilidade de saber se foi realmente aquilo que você entendeu que a pessoa disse, além de não ser uma estratégia agressiva e invasiva de se conversar.

8. Falar as coisas difíceis na hora errada

Às vezes acumulamos coisas que precisam ser ditas em momentos amenos, e dizemos essas coisas em momentos conturbados, no meio de discussões ou quando a pessoa está totalmente fragilizada e reativa emocionalmente. Pensamos que a pessoa vai receber bem o que vamos dizer, mas ela entende tudo errado e fica cada vez mais mal, então cada palavra nossa se torna como uma pá que cava o buraco cada vez mais fundo e mais fundo, e cada vez a conversa fica mais mórbida e patológica. Pare por um tempo e analise o que você quer dizer. Depois analise se a pessoa vai entender aquilo que você está querendo dizer ou se você acha que ela vai entende errado. Se você acha que ela entenderá a mesma mensagem que você quer passar, analise se a hora e o momento são adequados para falar, e só então fale.

9. Falta de confiança

O fantasma da insegurança pode fazer com que não confiemos nas pessoas. Podemos ter tido uma experiência onde fomos traídos por alguém que amávamos muito, ou podemos ter conhecido uma pessoa importante para nós que foi magoada por alguém. Acontece que esse fantasma acaba estragando nossos relacionamentos. A falta de confiança é como uma ferrugem, que vai pouco a pouco destruindo até as coisas mais duras e fortes. Tente trabalhar a falta de segurança de alguma forma, converse sobre isso com seu/sua parceiro/a, explique o motivo de sua insegurança para que a pessoa não pense que o problema vem dela. Uma coisa é desconfiar com motivos, outra é criar motivos e cenas mentais para projetar coisas que não existem.

10. Pedir desculpas e cometer o mesmo erro novamente

Tudo bem, eu sei, tem coisas difíceis de mudar. Essas coisas eventualmente serão motivos de brigas e de pedidos de desculpas. Mas estou falando daquelas coisas que a pessoa pede desculpas só para poder sair da discussão, mas que ela não reconhece verdadeiramente como um problema a ser corrigido. Por exemplo, uma das pessoas sempre sai sem avisar e volta tarde. Isso sempre é motivo de briga, pois a outra pessoa vê isso como um problema que afeta profundamente a relação. A outra pessoa não vê problema nisso, mas pede desculpas e acaba fazendo novamente (já que não tem problema nenhum). Uma alternativa muito mais eficaz seria uma conversa/negociação sobre essas coisas que incomodam. Uma conversa onde as duas partes fazem solicitações e cedem alguma coisa um pro outro.

 

[our_team image=”https://ajuricaba.com/wp-content/uploads/2019/01/Jean-Bertollo-sobre.jpg” email=” jeann1984@hotmail.com” phone=”(055) 9-9147-8099″  style=”vertical”]Jean Alessandro Bertollo nasceu em 1990, formou-se em Psicologia pela Unijuí em 2018, concurseiro e amante dos estudos. Interessado em comportamento humano, psicologia aplicada ao trabalho e gestão e aprimoramento pessoal, aprendizagem e cognição. Escreve semanalmente para Folha de Ajuricaba, Jornal Ramadense e Ajuricaba.com
https://medium.com/psicologiadocotidiano[/our_team]
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo