Observatório confirma que objeto avistado nesta quinta-feira foi um meteoro
Na noite de ontem (06) um fenômeno registrado por pelo menos 37 cidades do Rio Grande do Sul chamou a atenção e até assustou alguns moradores. Conforme a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros – Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), trata-se de um meteoro.
“Na noite do dia 06 de junho, recebemos através dos nossos canais de comunicação diversos relatos de um grande meteoro avistado no Estado do Rio Grande do Sul por volta das 22:35 da noite. Em pouco tempo, já surgiam na rede vídeos desse meteoro e, devido a baixa velocidade do mesmo, houve a suspeita de que poderia se tratar de uma reentrada de lixo espacial. Em consulta à nossa base de dados, percebemos que o fenômeno foi registrado em duas câmeras localizadas na cidade de Monte Castelo no Estado de Santa Catarina”, diz a análise do observatório.
“Os dados ainda são preliminares e dependem do aperfeiçoamento das análises, mas pelo que já apuramos, o meteoro foi gerado por um fragmento de rocha espacial pesando entre 7 e 12 Kg, e teria surgido a cerca de 57 Km de altitude próximo à cidade argentina de 25 de Mayo. Durante 13,5 segundos, ele viajou a uma velocidade média de 13,64 Km/s (49,1 mil Km/h) até atingir a altitude de 27 Km, ao norte da cidade de Jari, no Rio Grande do Sul”, segundo a Bramon.
Em muitos municípios da região internautas registraram estrondo e tremores nas janelas de suas residências. Em Ajuricaba o fenômeno também foi sentido. “Estava na sala olhando o jogo da Copa do Brasil e senti tremer o aparramento. Meu cachorro começou a correr e chorar no pátio”, relatou um internauta ajuricabense.
Informações desencontradas afirmavam que o objeto teria colidido com uma usina da Ceriluz. Informação negada pela cooperativa.