Saúde

Reinauguração e ampliação do ESF 3, no bairro João Carlini, acontece amanhã

[metaslider id="165178"]

A Administração Municipal, juntamente com a Secretaria de Saúde, realizará nesta terça-feira (27), às 16 horas, a inauguração da ampliação e reinauguração da estrutura antiga da Estratégia de Saúde da Família 3, localizada no Bairro João Carlini.

A Unidade Básica de Saúde precisou passar por adequações na parte de infraestrutura predial, devido às péssimas condições em que se encontrava, com fissuras e trincas generalizadas no reboco de todas as paredes, trincas horizontais nas prováveis intersecções de alvenaria com as vigas de respaldo e com a laje de cobertura, com presença de mofo e caimento do reboco nas paredes internas, tornando o ambiente insalubre para os pacientes e para os funcionários que lá trabalhavam. Devido a essas condições, o prédio passou por reforma e readequação.

As reformas foram possíveis através do investimento de recursos próprios do município e auxilio de investimento de recurso federal. Ainda, a nova estrutura do ESF 3 contará com ampliação do espaço, podendo agregar novas salas com oferta de atendimentos diferenciados, como será o caso de Raio-X odontológico, farmácia local e brinquedoteca. Esses espaços estão ainda em fase de organização e aguardam aprovação da Vigilância Sanitária para serem organizados, liberados e aprovados para posteriormente iniciarem suas atividades.

A parte ampliada foi realizada com recursos provenientes do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal, por indicação de emenda parlamentar. O investimento é de aproximadamente R$ 300 mil, entre reforma, ampliação, equipamentos e mobiliários.

A ESF 3 contará com sala de espera, sala de acolhimento, consultório de enfermagem, consultório médico, ambulatório, sala de observação, farmácia básica, sala de educação em saúde/reunião, consultório odontológico, Raio-X odontológico, sala de materiais esterilizados, copa, almoxarifado, lavanderia e brinquedoteca. O início do atendimento está previsto para o dia 30 de maio, após o feriado municipal. O cronograma de atendimento será definido conforme organização da equipe de saúde que atuará no local.

Enfatiza ainda o prefeito Ivan Chagas que a administração municipal, com a entrega das novas instalações da ESF 3, leva mais qualidade de vida à população que reside naquela localidade, evitando o deslocamento dos usuários até o centro da cidade para serem atendidos. “Estes investimentos são de suma importância, pois levam melhorias no atendimento na área de saúde”, define o prefeito.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo