Saúde

Ajuricaba tem 3 casos suspeitos de dengue; risco de epidemia é eminente

[metaslider id="165178"]

A Secretaria municipal de Saúde de Ajuricaba informou na quarta-feira (22) que já são três casos suspeitos de dengue no município. Devido à alta infestação do mosquito da dengue (Aedes aegypti), existe risco de epidemia. A Secretaria diz precisar do apoio da população para eliminar o mosquito e evitar novos casos. Se você apresenta algum destes sintomas procure uma Unidade de Saúde:

  • Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)
  • Dor de cabeça
  • Náusea ou vomito
  • Dor atrás dos olhos
  • Dor na barriga e náuseas
  • Coceira
  • Manchas vermelhas na pele;
  • Dores nas articulações

O mosquito Aedes aegypti se prolifera com mais facilidade em períodos de calor e chuva. E para combater esse inseto, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde de Ajuricaba vem realizando diversas ações, entre elas, visitas domiciliares com orientação para evitar focos do mosquito e notificações para moradores que apresentam em seus domicílios focos de mosquito da dengue. Mas para erradicar a ameaça é necessário que toda população se sensibilize e cada cidadão faça sua parte para evitar água parada e, com isso, a existência de possíveis criadouros.

Fumacê

Na última sexta-feira (17), equipe da Vigilância Sanitária de Ajuricaba este realizando esta atividade no bairro Planalto. Entenda como funciona.

A utilização do fumacê, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS), SOMENTE É INDICADO EM LOCALIDADES ONDE EXISTE CASOS NOTIFICADOS DE DENGUE. Para cada caso suspeito notificado (dengue, Zika e Chikungunya), a Vigilância Ambiental faz o “bloqueio de caso”, ou seja, realiza a pulverização espacial do inseticida (malathion) com autorização e liberação do insumo pela Secretaria de Estado da Saúde RS, no entorno da moradia do paciente (nos quarteirões ao redor da residência da pessoa com sintomas).

Esse serviço é realizado sempre ao amanhecer ou ao entardecer, por ser o período de maior atividade do aedes, uma vez que ele tem hábitos diurnos, diferente das demais espécies de mosquitos. A aplicação do veneno em outro momento do dia não seria eficaz, uma vez que teria efeito apenas sobre o mosquito adulto, não destruindo ovos e larvas.

O fumacê não é indicado para controle de pernilongos, pois sua aplicação atinge a população de insetos em sua totalidade, podendo provocar desequilíbrio do ecossistema. Com isso, afastando pássaros por um bom período e, principalmente, pode tornar a população de Aedes aegypti resistente à ação do inseticida, tornando-o menos eficaz em caso de epidemia de dengue, zika, chikungunya e até mesmo a febre amarela ao meio ambiente, com a morte de insetos polinizadores, como abelhas e borboletas e seus predadores naturais.

A aplicação do inseticida de maneira espacial (no ar) é uma forma apenas emergencial e complementar às demais técnicas e ações de enfrentamento do mosquito. É preciso continuar com as ações de bloqueio de transmissão com ações de eliminação de focos do mosquito, além da educação com informações sobre prevenção do inseto nas residências.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo