Vigilância epidemiológica alerta sobre índice de infestação do mosquito aedes aegypti

Dengue, Zika vírus, Chykungunya e Febre Amarela são as quatro doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O Índice de Infestação do mosquito no município de Ajuricaba encontra-se até o momento em 5,9, índice este que coloca o município em situação de alto risco para epidemia das doenças transmitidas por este vetor. Em resumo, este índice expressa que de cada 100 imóveis pesquisados 6 apresentam focos positivos para Aedes aegypti.
No momento, a equipe da Vigilância Epidemiológica está realizando um novo levantamento, e a situação é preocupante. Até o momento dois bairros foram concluídos, e 30 amostras com focos de mosquito foram coletadas, o que indica que o próximo índice de infestação também será de alto risco.
Os agentes epidemiológicos citam que os locais com maior prevalência de focos são em lonas deixadas a céu aberto, pneus com acúmulo de água, caixas d`agua usadas para coleta de água da chuva, piscina com água parada sem tratamento, vasos de plantas com água parada, lixeiras, bromélias, entre outras. O combate ao mosquito não é uma atribuição apenas da vigilância epidemiológica mas é tarefa de todos, abaixo citamos algumas dicas de prevenção, mas o principal e ficar atento nos locais onde há acumulo de água, local favorito para o mosquito depositar seus ovos.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre os sinais e sintomas provenientes das doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti. Caso a população apresente qualquer um destes sintomas, imediatamente procurar o serviço de saúde mais próximo.
A Vigilância Epidemiológica informa que após a conclusão do levantamento de índice no município será realizada a visitação em 100% dos imóveis da cidade, em conjunto com os Agentes Comunitários de Saúde de cada área. A partir destas visitas, será realizado o perfil epidemiológico de cada área e as ações que vão ser desenvolvidas.
A Lei Municipal nº 2176/2010 em seu artigo 5º é clara: “Art 5º: os proprietários, locatários, possuidores ou responsáveis a qualquer título, de imóveis, com ou sem edificação, localização no território no município de Ajuricaba, são obrigados a adotar medidas necessárias à manutenção desses bens limpos, sem acumulo de lixo, entulho e demais materiais inservíveis, evitando condições que propiciem a instalação e proliferação de vetores causadores da dengue”. A não observação dessa mesma implica em infração classificadas de graves a gravíssimas, com consequentes multas no valor de R$ 500,00 à R$ 1.500,00, bem como responder a Inquerito Civil junto ao Ministério Público. Muitos locais visitados no município pela vigilância epidemiológica são reincidentes, ou seja são locais onde foi encontrado o foco de larvas do mosquito e não foi tomado providencias de acabar com o foco, colocando toda a população em risco.
[alert style=”warning”]CUIDADO COM LONAS, PNEUS, CAIXA D’ÁGUA PARA COLETA DE ÁGUA DA CHUVA, PISCINAS SEM TRATAMENTO, VASOS E PRATOS DE PLANTAS, LIXEIRAS, BROMÉLIAS ESSES LOCAIS SÃO OS PRINCIPAIS LOCAIS QUE ACUMULAM ÁGUA.[/alert]