Artigo – Jean Bertollo: Por que buscar aprovação social?

As pessoas costumam morrer de medo e de receio de iniciar uma interação, pois ficam pensando e se preocupando com o que a outra pessoa pode estar pensando.
Funciona assim: o garoto chega e fala algo pra menina, mas já fica se martirizando porque acha que a menina está julgando o que ele acabou de dizer pra ela. Enquanto isso, a garota fica julgando o modo como reagiu ao que o menino falou, e fica remoendo “o que ele poderia ter julgado sobre o modo como ela reagiu”.
Ou seja, os dois ficam preocupados em adivinhar a mente do outro. Os dois ficam buscando a aprovação um do outro. Os dois ficam com metade da atenção na conversa, e metade da atenção no diálogo interno, no diabinho interno chamado Ego.
Acontece que quando estamos tão centrados em nós mesmos, é muito chato mesmo de conversar. A pessoa não se conecta com você. Você fica esquisito, chato, lento…
O menino não para pra pensar que ele é uma pessoa, e que ela também é uma pessoa, e que, como sendo uma pessoa, ela também deve ter suas inseguranças. Todo mundo tem as suas inseguranças. Todo mundo.
É bem provável que a pessoa que você está tentando “convencer” também esteja querendo te “convencer” do quanto ela é legal, interessante, blablabla…
É bem provável que você esteja buscando a aprovação de alguém que esteja buscando a SUA aprovação. Então, por que não relaxar e bater um papo sem ficar tentando “decifrar a mente” da pessoa que está na sua frente?
Esqueça o medo, a insegurança. Você está inseguro? A outra pessoa também pode estar. Você está querendo aprovação? A outra pessoa também está.
Esqueça essa bobagem toda de vida instagrâmica/fake na qual todos têm de ficar buscando aprovação alheia. Pense que cada pessoa tem algo interessante e genuinamente diferente de todas as outras pessoas. Pense que toda a conversa é diferente de todas as outras conversas do universo. Pense que se pode aproveitar companhia humana sem precisar implorar por aceitação. A confiança vem muito de não se importar em ser o que se quer ser, independente de aprovação ou desaprovação.
Se importe apenas com a avaliação e julgamento dos seus amigos e pessoas que são muito confiáveis. Afinal, o resto das pessoas sempre vai te bajular quando você estiver por cima, e essas mesmas pessoas vão (eventualmente) pisar em você quando estiver por baixo, então, de que vale ficar buscando a aprovação e a aceitação de todas as pessoas?
[our_team image=”https://ajuricaba.com/wp-content/uploads/2019/01/Jean-Bertollo-sobre.jpg” email=” jeann1984@hotmail.com” phone=”(055) 9-9147-8099″ style=”vertical”]Jean Alessandro Bertollo nasceu em 1990, formou-se em Psicologia pela Unijuí em 2018, concurseiro e amante dos estudos. Interessado em comportamento humano, psicologia aplicada ao trabalho e gestão e aprimoramento pessoal, aprendizagem e cognição. Escreve semanalmente para Folha de Ajuricaba, Jornal Ramadense e Ajuricaba.comhttps://medium.com/psicologiadocotidiano[/our_team]