ArtigosJean Bertollo

Artigo – Jean Bertollo: Por que buscar aprovação social?

As pessoas costumam morrer de medo e de receio de iniciar uma interação, pois ficam pensando e se preocupando com o que a outra pessoa pode estar pensando.

Funciona assim: o garoto chega e fala algo pra menina, mas já fica se martirizando porque acha que a menina está julgando o que ele acabou de dizer pra ela. Enquanto isso, a garota fica julgando o modo como reagiu ao que o menino falou, e fica remoendo “o que ele poderia ter julgado sobre o modo como ela reagiu”.

Ou seja, os dois ficam preocupados em adivinhar a mente do outro. Os dois ficam buscando a aprovação um do outro. Os dois ficam com metade da atenção na conversa, e metade da atenção no diálogo interno, no diabinho interno chamado Ego.

Acontece que quando estamos tão centrados em nós mesmos, é muito chato mesmo de conversar. A pessoa não se conecta com você. Você fica esquisito, chato, lento…

O menino não para pra pensar que ele é uma pessoa, e que ela também é uma pessoa, e que, como sendo uma pessoa, ela também deve ter suas inseguranças. Todo mundo tem as suas inseguranças. Todo mundo.

É bem provável que a pessoa que você está tentando “convencer” também esteja querendo te “convencer” do quanto ela é legal, interessante, blablabla…

É bem provável que você esteja buscando a aprovação de alguém que esteja buscando a SUA aprovação. Então, por que não relaxar e bater um papo sem ficar tentando “decifrar a mente” da pessoa que está na sua frente?

Esqueça o medo, a insegurança. Você está inseguro? A outra pessoa também pode estar. Você está querendo aprovação? A outra pessoa também está.

Esqueça essa bobagem toda de vida instagrâmica/fake na qual todos têm de ficar buscando aprovação alheia. Pense que cada pessoa tem algo interessante e genuinamente diferente de todas as outras pessoas. Pense que toda a conversa é diferente de todas as outras conversas do universo. Pense que se pode aproveitar companhia humana sem precisar implorar por aceitação. A confiança vem muito de não se importar em ser o que se quer ser, independente de aprovação ou desaprovação.

Se importe apenas com a avaliação e julgamento dos seus amigos e pessoas que são muito confiáveis. Afinal, o resto das pessoas sempre vai te bajular quando você estiver por cima, e essas mesmas pessoas vão (eventualmente) pisar em você quando estiver por baixo, então, de que vale ficar buscando a aprovação e a aceitação de todas as pessoas?

[our_team image=”https://ajuricaba.com/wp-content/uploads/2019/01/Jean-Bertollo-sobre.jpg” email=” jeann1984@hotmail.com” phone=”(055) 9-9147-8099″  style=”vertical”]Jean Alessandro Bertollo nasceu em 1990, formou-se em Psicologia pela Unijuí em 2018, concurseiro e amante dos estudos. Interessado em comportamento humano, psicologia aplicada ao trabalho e gestão e aprimoramento pessoal, aprendizagem e cognição. Escreve semanalmente para Folha de Ajuricaba, Jornal Ramadense e Ajuricaba.comhttps://medium.com/psicologiadocotidiano[/our_team]

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.