ArtigosJean Bertollo

Artigo – Jean Bertollo: Uma geração depressiva?

A geração de pessoas que nasceram depois de 1995 está passando por muitos perrengues emocionais e cognitivos. Segundo a pesquisadora Jean Twenge, que pesquisa as transformações das gerações, as taxas de depressão adolescente e suicídio dispararam desde 2011. Segundo ela, “não é exagero descrever a iGen (o nome dado a ela para essa geração) como estando à beira da pior crise de saúde mental em décadas. Muito dessa deterioração pode ser atribuída a seus telefones.

Não há exceção, segundo a pesquisadora: “Todas as atividades de telas estão ligadas a menos felicidade, e todas as atividades não relacionadas à tela estão ligadas a mais felicidade.” Quanto mais as pessoas dessa geração usam as redes sociais e seu telefone ou qualquer atividade que envolve telas, mais relatam tristeza e solidão.

Três horas ou mais em dispositivos equivale a  35% mais probabilidade de desenvolver um fator de risco para o suicídio. Desde o surgimento do iphone, em 2007, a taxa de homicídios entre adolescentes diminuiu e a taxa de suicídio taxa aumentou. Os adolescentes saem menos, então estão mais propensos a se matar por causa disso. Em 2011, segundo Twenge,  “pela primeira vez em 24 anos, a taxa de suicídio entre adolescentes foi maior do que a taxa de homicídios.”

Fique atento ao tempo que seus filhos passam nos dispositivos. Segundo a Associação Americana de Pediatria, até os 2 anos não se deve interagir com telas. Dos 2 até os 7 anos, no máximo 1 hora diária. Dos 7 aos 18, 2 horas. Fique atendo, as redes sociais e jogos são desenhados e projetados por pessoas com formação em neurociências e psicologia, e na maioria das vezes as empresas não têm vergonha de admitir que seus produtos são desenhados para o vício. Não deixe que seus filhos percam a capacidade de concentração e atenção, pois o cérebro fica maduro por volta dos 21 anos, até lá, tudo que for feito repetidas vezes, moldará o funcionamento cerebral pra vioda toda, para o bem ou para o mal.

[our_team image=”https://ajuricaba.com/wp-content/uploads/2019/01/Jean-Bertollo-sobre.jpg” email=” jeann1984@hotmail.com” phone=”(055) 9-9147-8099″  style=”vertical”]Jean Alessandro Bertollo nasceu em 1990, formou-se em Psicologia pela Unijuí em 2018, concurseiro e amante dos estudos. Interessado em comportamento humano, psicologia aplicada ao trabalho e gestão e aprimoramento pessoal, aprendizagem e cognição. Escreve semanalmente para Folha de Ajuricaba, Jornal Ramadense e Ajuricaba.comhttps://medium.com/psicologiadocotidiano[/our_team]

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.