Artigo – Jean Bertollo: Ser vulnerável é ser fraco?

Muita gente acha que a vulnerabilidade está necessariamente associada com fraqueza. Mas quero te mostrar como essa ideia é uma furada. Ser forte não é não ter vulnerabilidades! O ser humano é vulnerável por natureza, veja o modo como nascemos. Mas nós não nascemos fracos. Nem fortes. Do ponto de vista do caráter, nascemos com algumas tendências, sim, mas nada em definitivo.
Durante nossa vida é que vamos assumindo uma posição de fraqueza ou de força. Mas a vulnerabilidade está sempre ali, do nosso lado, pra nos lembrar de que somos como todos os outros. Se você acha que alguma pessoa em especial parece não ser vulnerável, é por que é essa a imagem que ela quer passar. Mas a verdade é que todos nós somos vulneráveis. E sei muito bem disso porque vivo isso dentro do consultório. Psicólogos tem a peculiaridade de entrar em contato com as vulnerabilidades humanas a todo o momento.
Mas nos também temos uma extrema vantagem: podemos acompanhar de perto histórias de superação e de força pessoal. Você não imaginaria o que uma criança de 12 anos consegue aguentar na escola enquanto seu pai morre por doenças degenerativas. Você não imagina o que uma mãe consegue suportar no casamento enquanto seu filho se mete em drogas e problemas. Você não consegue imaginar como alguns homens carregam o peso das cobranças familiares enquanto lutam contra uma depressão. Vulnerabilidades aos montes. Forças de caráter aos montes também.
Forças e vulnerabilidades são irmãs. Andam lado a lado. O pensador Confúcio – filósofo oriental – dizia: A dureza e rigidez estão do lado da morte; a vulnerabilidade e a flexibilidade estão do lado da vida.
Todo aquele que entrar em contato com seus medos vai ser mais forte do que eles. Todo aquele que ver a cara de sua vulnerabilidade vai poder sair mais forte do confronto. Seja forte, sim, mas aceite, entenda e aprenda com suas vulnerabilidades.
[our_team image=”https://ajuricaba.com/wp-content/uploads/2019/01/Jean-Bertollo-sobre.jpg” email=” jeann1984@hotmail.com” phone=”(055) 9-9147-8099″ style=”vertical”]Jean Alessandro Bertollo nasceu em 1990, formou-se em Psicologia pela Unijuí em 2018, concurseiro e amante dos estudos. Interessado em comportamento humano, psicologia aplicada ao trabalho e gestão e aprimoramento pessoal, aprendizagem e cognição. Escreve semanalmente para Folha de Ajuricaba, Jornal Ramadense e Ajuricaba.com
https://medium.com/psicologiadocotidiano[/our_team]