ArtigosJean Bertollo

Artigo – Jean Bertollo: Ser vulnerável é ser fraco?

Muita gente acha que a vulnerabilidade está necessariamente associada com fraqueza. Mas quero te mostrar como essa ideia é uma furada. Ser forte não é não ter vulnerabilidades! O ser humano é vulnerável por natureza, veja o modo como nascemos. Mas nós não nascemos fracos. Nem fortes. Do ponto de vista do caráter, nascemos com algumas tendências, sim, mas nada em definitivo.

Durante nossa vida é que vamos assumindo uma posição de fraqueza ou de força. Mas a vulnerabilidade está sempre ali, do nosso lado, pra nos lembrar de que somos como todos os outros.  Se você acha que alguma pessoa em especial parece não ser vulnerável, é por que é essa a imagem que ela quer passar. Mas a verdade é que todos nós somos vulneráveis. E sei muito bem disso porque vivo isso dentro do consultório. Psicólogos tem a peculiaridade de entrar em contato com as vulnerabilidades humanas a todo o momento.

Mas nos também temos uma extrema vantagem: podemos acompanhar de perto histórias de superação e de força pessoal. Você não imaginaria o que uma criança de 12 anos consegue aguentar na escola enquanto seu pai morre por doenças degenerativas. Você não imagina o que uma mãe consegue suportar no casamento enquanto seu filho se mete em drogas e problemas. Você não consegue imaginar como alguns homens carregam o peso das cobranças familiares enquanto lutam contra uma depressão. Vulnerabilidades aos montes. Forças de caráter aos montes também.

Forças e vulnerabilidades são irmãs. Andam lado a lado. O pensador Confúcio – filósofo oriental – dizia: A dureza e rigidez estão do lado da morte; a vulnerabilidade e a flexibilidade estão do lado da vida.

Todo aquele que entrar em contato com seus medos vai ser mais forte do que eles. Todo aquele que ver a cara de sua vulnerabilidade vai poder sair mais forte do confronto. Seja forte, sim, mas aceite, entenda e aprenda com suas vulnerabilidades.

 

[our_team image=”https://ajuricaba.com/wp-content/uploads/2019/01/Jean-Bertollo-sobre.jpg” email=” jeann1984@hotmail.com” phone=”(055) 9-9147-8099″  style=”vertical”]Jean Alessandro Bertollo nasceu em 1990, formou-se em Psicologia pela Unijuí em 2018, concurseiro e amante dos estudos. Interessado em comportamento humano, psicologia aplicada ao trabalho e gestão e aprimoramento pessoal, aprendizagem e cognição. Escreve semanalmente para Folha de Ajuricaba, Jornal Ramadense e Ajuricaba.com
https://medium.com/psicologiadocotidiano[/our_team]

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.