Está em ritmo acelerado o processo de edificações das estruturas de um abatedouro no município. A iniciativa é do empreendedor Mauro Prauchner, com apoio da Prefeitura Municipal. Prauchner vai investir cerca de R$ 400 mil no negócio, que será em sua propriedade, na Linha 16, a cerca de 9 quilômetros da cidade.
Prauchner disse que vem analisando essa possibilidade de atividade no município há muito tempo, junto com sua esposa Carin.
“Sabemos que existe uma lacuna no município, pois vemos os diretores dos açougues precisando se deslocar para outras cidades onde fazem o abate, encarecendo o serviço e, consequentemente, o consumidor pagando mais”, explica o empreendedor, dizendo que em conversas com representantes de açougue e mercados, também o incentivaram para que assim se torne mais prático com o abate com inspeção no município. Ele acrescenta ainda que outro motivo que o levou a investir, é que produtores, principalmente de pequeno porte, deixaram de vender leite e investiram na criação de gado de corte. Porém os abatedouros não compram em pequenas quantidades.
A aposta vem de encontro aos anseios da administração municipal. O prefeito Ivan Chagas lembra que além do retorno financeiro para o município com ICMS da comercialização, o empreendimento renderá a geração de empregos e renda para famílias do município, “além de incentivar a iniciativa, onde acreditamos que mais famílias poderão investir na criação de gado de corte, como mais uma atividade para o sustento familiar e a manutenção no meio rural”, aplaude.
Conforme Mauro Prauchner, o abatedouro está sendo projetado e atuará com abate de gado, suínos, ovelhas e peixe, com corte inteiro e filé.
A expectativa é que esteja em operacional já no segundo semestre deste ano. “Vamos oferecer um produto de qualidade, com carnes inspecionadas e atendendo às necessidades do consumidor”, explica Prauchner, completando que também haverá abate terceirizado, com inspeção, dando suporte ainda aos eventos do município. O empreendedor destaca que, a princípio, iniciará com a inspeção municipal, porém com o objetivo é de abranger a região.
Para finalizar, Prauchner informa que o empreendimento tem o apoio da Secretaria de Agricultura, Emater, Secretaria de Obras e Planejamento e setor de projetos. “O importante, é preciso salientar que tive o apoio do prefeito Ivan, vice Everton, secretário Sérgio e Josemar, técnico Rodrigo e da veterinária Andreia que nos deram suporte em projetos e juntamente com minha esposa visitamos outros abatedouros antes de tomar a decisão. Agradecemos ao apoio na terraplenagem, encaminhamentos burocráticos, como plantas e licenciamentos”, definiu.