Aumento de alunos faz município ampliar salas e realocar secretarias

“As aulas iniciarão com três primeiros anos, dois segundos anos e dois oitavos anos e outras turmas já estão chegando à 30 alunos. Ainda se estuda mais divisões”. Essa afirmação é da equipe diretiva da SMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura e se relaciona ao educandário da Escola Nelci Tobias Oedmann, que teve um aumento expressivo por matrículas para o ano de 2019, fazendo necessária a ampliação e reorganização dos espaços.
Devido a esse aumento considerável, as turmas precisaram ser divididas e mais salas serão necessárias. Para isso serão usadas as salas ao lado da Nelci Tobias, onde estavam a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Emater, que por sua vez serão transferidas para um prédio alugado na Rua da Matriz.
A secretária de educação Sirlei Andreghetto de Souza disse que demais segmentos também precisaram de ajustes, como o Parquinho da Educação Infantil, que está sendo ampliado e melhorado, assim como foi investido na Banda Marcial, que também será ampliada.
A diretora da escola Silvia Zangirolami destaca que conta com um ótimo quadro de professores, “preocupados com a aprendizagem e também em oferecer uma educação para transformar alunos em pessoas humanizadas, cidadão conscientes voltados a inserção de um mundo diferente, que respeita a diversidade e com visão de futuro sendo empreendedor da sua própria vida. Assim entende-se a educação como formação integral do indivíduo”, enfatiza.
O prefeito Ivan Chagas classificou a causa como muito positiva. “Vai aumentar os custos, mas também melhora a receita, pois a classificação para divisão do bolo dos recursos tem como coeficiente o número de alunos. Assim receberemos mais recursos para aplicar na educação através do FUNDEB”, salientou o prefeito Ivan, comemorando a clara manifestação de interesse, o que demonstra que o ensino aplicado pela rede municipal, é de qualidade. “Sempre procuramos valorizar os professores, nos mais diversos sentidos, sendo na remuneração, bem como na qualificação e os resultados estão aparecendo”, completou.
As atividades do educandário
No 1º Semestre os professores juntamente com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental realizam Projetos de aprendizagem através de Expedições Investigativas, os quais são acompanhados mensalmente pela assessoria do programa ‘A União Faz a Vida’ e Secretaria de Educação.
Jovens Empreendedores
No 2º Semestre acontece o Programa Jovens Empreendedores com alunos do 1º ao 9º Ano, o qual culmina com a grande Feira do JEPP, demonstrando o resultado dos estudos e das práticas realizadas no semestre.
Aulas de Robótica
Cabe destacar que este ano também terá uma grande novidade para os alunos do 3º, 4º e 5º Ano, com aulas de Robótica, incluídas no currículo escolar.
Inglês, Coral e Banda Marcial
Além disso, a escola oferece aulas de Inglês e Educação Física para todas as Turmas, possui aulas de Coral, Banda Marcial, aulas de reforço e atendimento Educacional Especializado.