Curiosidades

Dois em um: superlua e eclipse lunar total poderão ser vistos a olho nu no RS

Na madrugada do dia 20 para 21 de janeiro, o Sol, a Terra e a Lua estarão alinhados e com a mesma inclinação, situação que permite a formação do eclipse lunar total — momento em que a lua cheia fica na sombra da Terra. O fenômeno poderá ser visto das Américas, grande parte da Europa e da África Ocidental. Aqui no Brasil, ele poderá ser contemplado sem o auxílio de equipamentos, afirma a mestranda em Astronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fernanda Oliveira.

— O eclipse poderá ser visto a olho, mas quem preferir pode usar um binóculo ou câmera digital com zoom para poder vê-lo com mais detalhe. Uma observação importante é que, além do eclipse em si, teremos, também, a superlua que o momento em que esse satélite está mais próximo da Terra — diz Fernanda.

O fenômeno começará a partir de 1h30min e terminará por volta de 4h50min. A cobertura total da Lua está prevista para as 2h41min, segundo dados da Nasa. Neste momento, o satélite natural deve apresentar coloração avermelhada — chamada de Lua de Sangue.

Fernanda explica que o nome é dado porque os raios do Sol não alcançarão a Lua, mas uma pequena parte dos raios vermelhos será filtrada através da atmosfera da Terra e se refratará sobre a Lua, explica Fernanda. Ela ressalta que é preciso torcer para que o tempo esteja firme para que o espetáculo possa ser contemplado por inteiro.

— Não pode chover, porque a precipitação, significa que o céu vai ter muitas nuvens. Com muitas nuvens, a Lua fica coberta e a visibilidade fica prejudicada — afirma.

O próximo eclipse lunar total está previsto para maio de 2021. Outro fenômeno programado para este ano é o eclipse solar total, em 2 de julho, que terá maior visibilidade no Chile e na Argentina.

 

Onde assistir?

O Observatório COSMOS, em Itaara, na Região Central, terá programação especial durante a madrugada para quem quiser assistir o fenômeno e aprender mais sobre o assunto. Para as 23h, está previsto o início de uma palestra sobre astronomia. Os visitantes conhecerão rochas meteóricas, meteoritos lunares e, por fim, serão encaminhados ao terceiro andar do observatório para enxergar com telescópio e filtros especiais o eclipse lunar.

Endereço: Parque Serrano 2, s/n, Itaara.
Valor: R$ 20

Com informações da GaúchaZH.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.