Educação

MEC homologa curso de Medicina na Unijuí

Após intensa luta em conjunto com a comunidade regional, nesta quarta-feira, dia 26 de dezembro, foi publicado no Diário Oficial, Portaria 905 de 24 de dezembro de 2018, autorizando o curso de Medicina na Unijuí, com 50 vagas. Agora a Universidade vai realizar os ajustes finais para a realização do Vestibular, que tem previsão para dia 24 de fevereiro de 2019.

Neste primeiro processo seletivo serão ofertadas 30 vagas, sendo 3 pelo ProUni. O projeto pedagógico do curso é fruto de um coletivo de professores e uma demanda da comunidade regional, envolvendo principalmente a Prefeitura de Ijuí e seu sistema de atenção básica, os hospitais de Caridade e Bom Pastor de Ijuí e Hospital de Panambi. Ele está alinhado à política do Sistema Único de Saúde, sendo que o acadêmico começará a estabelecer relação com os cenários de prática, já nos primeiros semestres do curso.

A Reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, comemora o resultado. “A Portaria de autorização publicada fecha um ciclo de muita luta de toda comunidade de Ijuí e da Unijuí ”.

A homologação e autorização para realização do Vestibular ocorreu após visita in loco de equipe do Ministério. Na visita, realizada nos dias 10 e 11 de dezembro, foram visitadas estruturas da Rede de Atenção Básica do Município, estrutura hospitalar, biblioteca, estruturas laboratoriais, além de diversas reuniões com as instituições e o poder público, que estão envolvidos na implantação do curso em Ijuí e região.

No dia 18 de dezembro, o MEC já havia divulgado o relatório gerado após a visita. O parecer recebido pela Unijuí envolve seis itens avaliados especificamente em relação à Instituição: o Projeto Pedagógico do Curso; o Plano de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde; a infraestrutura da Instituição; o processo dos Programas de Residência que o Curso precisa oferecer; o Plano de Contrapartida da estrutura de serviços e ações e programas de saúde, vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS); e a oferta de bolsas aos alunos. Esses seis itens avaliados possuem diferentes quesitos, que também são analisados, e a partir disso, foi constituído esse parecer. O parecer pode ter três processos de avaliação: “não atende”, “atende parcialmente” e “atende satisfatoriamente”. Nos seis itens avaliados, a Unijuí teve como resultado “atende satisfatoriamente”.

A trajetória do curso na região

Em 1992 a Universidade já liderava movimento para implantar o curso de medicina na região Noroeste. Inclusive, houve a realização de vestibular, com lista dos aprovados divulgada e que foi anulada pela justiça, a pedido do Conselho Federal de Medicina. Em 2012 a Unijuí liderou movimento que criou o Comitê Comunitário Pró-Curso de Medicina em Ijuí, em conjunto com diversas entidades locais e políticos da bancada gaúcha. Após Ijuí e posteriormente a Universidade estarem habilitadas, em 2015, um revés marcou a busca pelo curso, posteriormente revertido com a desistência da Instituição de outro estado que buscava se estabelecer em Ijuí. Um novo edital foi criado pelo MEC e novamente a Unijuí se habilitou, desta vez com sucesso.

Desta forma, nos últimos anos o trabalho foi intenso, envolvendo a Unijuí, entidades e lideranças da região. “É um momento de agradecer a todos que se empenharam nesta luta e conquista. Agora Ijuí e região, a partir da Unijuí, tem o curso de Medicina. Iniciamos um novo ciclo de implantação do curso, com o trabalho muito próximo com a rede pública e os hospitais de nossa região.”

As informações são da Unijuí.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.