Meio ambiente

Conselho Municipal do Meio Ambiente entrega relatório com propostas aprovados

O Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA) reuniu-se na quinta-feira (13) para apresentar um relatório com os temas debatidos e aprovados pelo conselho no ano de 2018, os quais foram entregues para o executivo e que, no momento, ainda não foram realizadas.

As principais propostas aprovadas a serem financiadas com o recurso do Fundo Municipal do Meio Ambiente são: Abastecedores comunitários com água da chuva/vertentes para pulverizadores; Aquisição de caixa d’água para coleta de água de chuva na Escola Nelci Tobias Oedmann; Lixeiras coletivas para coleta de lixo no interior com placa de orientações; Projeto de paisagismo para substituição das árvores do município; instalação de placa de energia solar, cobertura da rua Oscar Schmidt (em frente à prefeitura) e; substituição das lixeiras da praça Notélio Mariotti.

O COMDEMA – Conselho Municipal do Meio Ambiente, tem por atribuição primordial as seguintes áreas:

  • desenvolver estudos sobre as consequências ao meio ambiente decorrentes da implantação de projetos públicos e privados no Município;
  • propor medidas e iniciativas tendentes a solucionar problemas ligados à preservação do meio ambiente e ao equilíbrio ecológico;
  • propor normas e critérios para o licenciamento de atividades efetivas ou potencialmente poluidoras;
  • zelar pela plena execução e cumprimento da legislação municipal referente às questões ambientais;
  • promover e incentivar campanhas de educação e conscientização da população para os riscos e danos ambientais decorrentes da falta de critério no tratamento do ambiente natural;
  • elaborar, coordenar e supervisionar o Plano Municipal de Meio Ambiente a ser fixado em Lei;
  • assessorar o governo municipal, bem como as pessoas físicas e jurídicas no planejamento de projetos específicos que interfiram no meio ambiente.

São áreas prioritárias de atuação do Conselho, para os efeitos desta Lei, o desmatamento, o florestamento e o reflorestamento, a caça e a pesca, a proteção aos animais silvestres e domésticos, a recuperação de áreas atingidas por exploração mineral, o controle da poluição ambiental, o saneamento básico, o controle da qualidade dos corpos d’água, a aplicação de agrotóxicos e biocidas, e a instituição de preceitos constitucionais da Lei Municipal, ainda não regulamentados. Diante disso esperamos atitude da administração.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.