Saúde

Vigilância em Saúde do município promoverá mutirão de limpeza contra a dengue

A 17° Coordenadoria de Saúde de Ijuí dá suporte técnico a 20 municípios que abrangem sua regional, dentre eles está Ajuricaba. Os municípios realizaram no último mês de outubro o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), e Ajuricaba apresentou o maior índice levantado na regional, 4,1% de infestação. Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, este índice coloca Ajuricaba em situação de alto risco, pois este levantamento expõe a quantidade de focos positivos para Aedes aegypti encontrados nos domicílios.

A preocupação da Vigilância em Saúde do município é principalmente pelo fato de estarmos entrando no período de verão e as previsões serem de calor e muita chuva. Estes fatores são preponderantes para o desenvolvimento do mosquito, principalmente quando se tem ambientes propícios para o acumulo de água. O mosquito Aedes aegypti depende de água parada e limpa para se desenvolver, e no período de verão seu ciclo de desenvolvimento reduz de 8 para 4 dias. Ou seja, a proliferação é muito maior no período de verão pela redução de seu ciclo de desenvolvimento.

Visto que os criadouros precisam ser eliminados para que o índice de circulação de mosquito reduza no município, a equipe de Vigilância em Saúde, Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras e Poder Executivo decidiram em reunião do Comitê de Combate ao Vetor Aedes aegypti realizar um Mutirão de Limpeza em toda a cidade. Nos dias 10 e 11 de dezembro será realizado mutirão no Centro, dia 12 de dezembro será realizado no bairro Modelo, dia 14 e 18 de dezembro no bairro Planalto e dia 20 de dezembro no bairro João Carlini.

Pedimos a todos os moradores que nos dias próximos as datas do mutirão do seu bairro realizem a limpeza previa do seu pátio, colocando os lixos em sacos plásticos ou bolsas e deixando em frente as suas residências. Vale salientar que o lixo eletrônico também será recolhido, portanto televisores, computadores, DVDs, telefones sem bateria, micro-ondas, etc podem ser descartados também neste mutirão.

O combate ao mosquito Aedes aegypti não depende somente do poder público, mas de um conjunto de ações em que a comunidade possui papel fundamental. A responsabilidade neste combate é de todos, cada um precisa fazer a sua parte para que possamos ter uma cidade limpa e livre do mosquito.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo