Saúde

Vigilância em Saúde do município promoverá mutirão de limpeza contra a dengue

A 17° Coordenadoria de Saúde de Ijuí dá suporte técnico a 20 municípios que abrangem sua regional, dentre eles está Ajuricaba. Os municípios realizaram no último mês de outubro o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), e Ajuricaba apresentou o maior índice levantado na regional, 4,1% de infestação. Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, este índice coloca Ajuricaba em situação de alto risco, pois este levantamento expõe a quantidade de focos positivos para Aedes aegypti encontrados nos domicílios.

A preocupação da Vigilância em Saúde do município é principalmente pelo fato de estarmos entrando no período de verão e as previsões serem de calor e muita chuva. Estes fatores são preponderantes para o desenvolvimento do mosquito, principalmente quando se tem ambientes propícios para o acumulo de água. O mosquito Aedes aegypti depende de água parada e limpa para se desenvolver, e no período de verão seu ciclo de desenvolvimento reduz de 8 para 4 dias. Ou seja, a proliferação é muito maior no período de verão pela redução de seu ciclo de desenvolvimento.

Visto que os criadouros precisam ser eliminados para que o índice de circulação de mosquito reduza no município, a equipe de Vigilância em Saúde, Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras e Poder Executivo decidiram em reunião do Comitê de Combate ao Vetor Aedes aegypti realizar um Mutirão de Limpeza em toda a cidade. Nos dias 10 e 11 de dezembro será realizado mutirão no Centro, dia 12 de dezembro será realizado no bairro Modelo, dia 14 e 18 de dezembro no bairro Planalto e dia 20 de dezembro no bairro João Carlini.

Pedimos a todos os moradores que nos dias próximos as datas do mutirão do seu bairro realizem a limpeza previa do seu pátio, colocando os lixos em sacos plásticos ou bolsas e deixando em frente as suas residências. Vale salientar que o lixo eletrônico também será recolhido, portanto televisores, computadores, DVDs, telefones sem bateria, micro-ondas, etc podem ser descartados também neste mutirão.

O combate ao mosquito Aedes aegypti não depende somente do poder público, mas de um conjunto de ações em que a comunidade possui papel fundamental. A responsabilidade neste combate é de todos, cada um precisa fazer a sua parte para que possamos ter uma cidade limpa e livre do mosquito.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.