Saúde

Dengue: Índice de infestação predial do município chega a 4,1%

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS) registrou até a Semana Epidemiológica (SE 32), 614 casos suspeitos de Dengue no Estado do Rio Grande do Sul, sendo 18 casos confirmados importados, 509 descartados e 10 ainda continuam aguardando investigação. Até agora não foram registrados casos autóctones, ou seja, aqueles em que o paciente contrai a doença dentro do seu território.

Levando em consideração o número de casos de Dengue que vem surgindo no estado, associado com o período de verão, a Vigilância Epidemiológica do município alerta sobre o Índice de Infestação predial do município de Ajuricaba. De acordo com o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti realizado no município no período de 22 a 29 de outubro pelos Agentes Epidemiológicos, o índice de infestação encontra-se em 4,1%, número alarmante.

De acordo com a Agente Epidemiológica Anelise Appel, este número coloca o município de Ajuricaba/RS em situação de alto risco para proliferação não só de Dengue, mas das outras três doenças que o mosquito Aedes aegypti pode transmitir, que são Zika vírus, Chykungunya e Febre Amarela. Segundo a agente, este número é reflexo do grande número de focos e de acumulo de lixo encontrados nas residências durante as visitas.

Portanto, a Vigilância Epidemiológica juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e Poder Executivo e demais entidades, estarão realizando um Mutirão de Limpeza na cidade. Este mutirão está previsto para os dias 15 e 22 de dezembro, com detalhes a serem acertados em reunião prévia com a equipe que compõe o Comitê de Controle do Vetor Aedes aegypti.

É de suma importância que a comunidade ajuricabense se conscientize da sua corresponsabilidade no controle deste vetor. Assim como o poder público tem sua responsabilidade, a comunidade também possui um papel muito importante, pois não se trata de um trabalho isolado, mas sim de todos.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.