Saúde

Dengue: Índice de infestação predial do município chega a 4,1%

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS) registrou até a Semana Epidemiológica (SE 32), 614 casos suspeitos de Dengue no Estado do Rio Grande do Sul, sendo 18 casos confirmados importados, 509 descartados e 10 ainda continuam aguardando investigação. Até agora não foram registrados casos autóctones, ou seja, aqueles em que o paciente contrai a doença dentro do seu território.

Levando em consideração o número de casos de Dengue que vem surgindo no estado, associado com o período de verão, a Vigilância Epidemiológica do município alerta sobre o Índice de Infestação predial do município de Ajuricaba. De acordo com o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti realizado no município no período de 22 a 29 de outubro pelos Agentes Epidemiológicos, o índice de infestação encontra-se em 4,1%, número alarmante.

De acordo com a Agente Epidemiológica Anelise Appel, este número coloca o município de Ajuricaba/RS em situação de alto risco para proliferação não só de Dengue, mas das outras três doenças que o mosquito Aedes aegypti pode transmitir, que são Zika vírus, Chykungunya e Febre Amarela. Segundo a agente, este número é reflexo do grande número de focos e de acumulo de lixo encontrados nas residências durante as visitas.

Portanto, a Vigilância Epidemiológica juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e Poder Executivo e demais entidades, estarão realizando um Mutirão de Limpeza na cidade. Este mutirão está previsto para os dias 15 e 22 de dezembro, com detalhes a serem acertados em reunião prévia com a equipe que compõe o Comitê de Controle do Vetor Aedes aegypti.

É de suma importância que a comunidade ajuricabense se conscientize da sua corresponsabilidade no controle deste vetor. Assim como o poder público tem sua responsabilidade, a comunidade também possui um papel muito importante, pois não se trata de um trabalho isolado, mas sim de todos.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo