Clima

Temporal atinge várias cidades no Estado

[metaslider id="165178"]

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul entre a noite de terça-feira e a madrugada desta quarta-feira (31) causando estragos em cidades do Vale do Rio Pardo, da Fronteira Oeste e da Serra. Há relatos de que o granizo e o vento forte causaram destelhamentos de casas, queda de árvores e bloqueio de ruas. São Gabriel, na Fronteira Oeste, teve pelo menos 150 casas danificadas segundo a Defesa Civil. Não há relatos de desabrigados ou desalojados. Na mesma região, São Francisco de Assis e Alegrete também tiveram queda de granizo, assim como Dom Pedrito, na Campanha.

Em Vera Cruz, no Vale do Rio Parto, houve destelhamentos de pelo menos 27 casas. As regiões mais afetadas na cidade foram na área rural, em locais com poucas residências. Árvores caíram e chegaram a bloquear uma das saídas do município para a RS-287, uma das principais rodovias da região.

Cidade vizinha a Vera Cruz, Santa Cruz do Sul também registrou estragos. Segundo o Corpo de Bombeiros, há ao menos oito localidades sem luz, que afetam inclusive a sede da corporação. Houve ainda registro de granizo na região de Erveiras, uma área afastada do centro da cidade. Residências foram destelhadas, mas o número ainda não foi contabilizado.

Os bombeiros de Caxias do Sul registraram pelo menos 15 destelhamentos e 10 quedas de árvores na madrugada desta quarta-feira. Só na Rua Luiz Covolan, no bairro Reolon, pelo menos duas árvores de grande porte tombaram. Também houve registro de casas destelhadas em São Marcos e Bento Gonçalves. A Defesa Civil informou que trabalha nas cidades afetadas e distribui lonas para famílias que tiveram as residências destelhadas.

O forte vento e o granizo também causaram estragos na distribuição de energia. Ao menos 190 mil pessoas estão sem energia elétrica, na manhã desta quarta-feira (31), no Rio Grande do Sul, segundo a RGE Sul. Os vales do Taquari e do Rio Pardo estão entre os mais atingidos.

Em Três Passos, ventos fortes e granizo fraco fez com que o corpo de Bombeiros atendesse 3 ligações  solicitando lonas para residências no Bairro Pindorama e Santa Inês hoje, por volta das 5h da manhã. Alguns bairros estiveram e outros estão sem Energia Elétrica, aguardando os trabalhos da RGE. Em Padre Gonzáles, uma residência teve o telhado totalmente arrancado.

O vento forte também causou a queda de galhos e arvores na ERS-472 entre Três Passos e Tenente Portela, na localidade do Km-12, Daltro Filho e Burro Magro. O Corpo de Bombeiros Militar atendeu essa ocorrência comunicada por usuários da rodovia, inclusive com relados de muita água acumulada na pista.

Em Crissiumal, também teve novamente alguns problemas com a chuva e as fortes rajadas de vento, na madrugada de hoje. O município ainda sofre com várias residências desguarnecidas de materiais de construção devido ao temporal ocorrido no último dia 03 de outubro. Ainda faltam materiais para reformar os telhados, com lonas provisórias, que com o vento, essas casas acabaram sendo atingidas novamente. Também houve registro de queda de árvore nas localidades de Linha Cotricampo e Lajeado Grande.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo