Educação

Alunos do Comendador fazem apresentação no Festival Rádios na Escola, durante a Expoijui

Aconteceu na terça-feira passada (16), no Palco das Etnias da Expoijui, o Festival Rádios na Escola, organizado pela 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

O Colégio Estadual Comendador Soares de Barros representou o município com os alunos Rafaeli Dallabrida, Luiz Otávio Sperotto e William bandeira, realizando a apresentação de uma paródia intitulada “O mundo que me rodeia”, versão de Falamansa – Xote dos Milagres.

Além do grupo que apresentou a música, acompanharam a equipe os professores Tiago Friske e Adroaldo Dallabrida, as alunas Carla Torquetti e Alana Dallabrida e o aluno Vinícius Nuglisch, também do projeto Rádio na Escola do Comendador.

Conforme explica o coordenador do projeto junto à 36ª CRE, Cileno César da Silva, participaram do espaço 21 escolas da região de abrangência, que possuem o projeto em andamento. Cada escola teve a missão de preparar um programa, de até 15 minutos, com a apresentação dos talentos que se destacaram na produção e apresentação de paródias. “Durante todo este ano, as escolas promoveram atividades para produção de paródias, e até festivais, onde as melhores foram selecionadas. Neste festival, os alunos foram desafiados a preparar o roteiro, as vinhetas, para apresentação, que foi realizada pelos próprios locutores da escola”, explicou Cilento, lembrando que a Coordenadoria sugeriu que dois talentos fossem apresentados, mas que cada escola teve a liberdade ade apresentar outros, dentro do tempo de 15 minutos.

Ao todo, há 28 escolas participantes do projeto. A iniciativa, segundo Cileno, “contribui para desinibição dos alunos e para ampliação de suas capacidades. A rádio proporciona a pesquisa, a responsabilidade de levar uma informação que seja correta e verdadeira ao público. Há a cobertura de eventos nas escolas e isso gera compromisso entre os alunos”. Ele lembra que os integrantes também têm a responsabilidade de selecionar as músicas apropriadas para a faixa etária.

O projeto Rádio na Escola conta com a parceria da Unijuí, que realiza oficinas com os alunos, mostrando a forma de falar e ensinando sobre dicção e oratória, além da construção de roteiros. Depois, o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 36ª assume o projeto e fornece formação aos locutores, técnicos e editores, para que os programas fiquem o mais próximo possível de um programa de rádio.

Alunos apresentaram uma paródia da música Xote dos Milagres, do Falamansa
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.