Alunos do Comendador fazem apresentação no Festival Rádios na Escola, durante a Expoijui

Aconteceu na terça-feira passada (16), no Palco das Etnias da Expoijui, o Festival Rádios na Escola, organizado pela 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
O Colégio Estadual Comendador Soares de Barros representou o município com os alunos Rafaeli Dallabrida, Luiz Otávio Sperotto e William bandeira, realizando a apresentação de uma paródia intitulada “O mundo que me rodeia”, versão de Falamansa – Xote dos Milagres.
Além do grupo que apresentou a música, acompanharam a equipe os professores Tiago Friske e Adroaldo Dallabrida, as alunas Carla Torquetti e Alana Dallabrida e o aluno Vinícius Nuglisch, também do projeto Rádio na Escola do Comendador.
Conforme explica o coordenador do projeto junto à 36ª CRE, Cileno César da Silva, participaram do espaço 21 escolas da região de abrangência, que possuem o projeto em andamento. Cada escola teve a missão de preparar um programa, de até 15 minutos, com a apresentação dos talentos que se destacaram na produção e apresentação de paródias. “Durante todo este ano, as escolas promoveram atividades para produção de paródias, e até festivais, onde as melhores foram selecionadas. Neste festival, os alunos foram desafiados a preparar o roteiro, as vinhetas, para apresentação, que foi realizada pelos próprios locutores da escola”, explicou Cilento, lembrando que a Coordenadoria sugeriu que dois talentos fossem apresentados, mas que cada escola teve a liberdade ade apresentar outros, dentro do tempo de 15 minutos.
Ao todo, há 28 escolas participantes do projeto. A iniciativa, segundo Cileno, “contribui para desinibição dos alunos e para ampliação de suas capacidades. A rádio proporciona a pesquisa, a responsabilidade de levar uma informação que seja correta e verdadeira ao público. Há a cobertura de eventos nas escolas e isso gera compromisso entre os alunos”. Ele lembra que os integrantes também têm a responsabilidade de selecionar as músicas apropriadas para a faixa etária.
O projeto Rádio na Escola conta com a parceria da Unijuí, que realiza oficinas com os alunos, mostrando a forma de falar e ensinando sobre dicção e oratória, além da construção de roteiros. Depois, o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 36ª assume o projeto e fornece formação aos locutores, técnicos e editores, para que os programas fiquem o mais próximo possível de um programa de rádio.
