Saúde

Semana do Coração é tema de atividade na Secretaria de Saúde

No dia 29 de setembro se comemora o Dia Mundial do Coração, com o objetivo de divulgar os perigos das doenças do coração e prevenir possíveis ataques. A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral são as principais causas de morte no mundo, com 17,3 milhões de vidas colhidas por ano. Pensando em atuar na prevenção dessas doenças e em proporcionar qualidade de vida às comunidades do interior do município, a Secretaria de Saúde desenvolve, desde o ano de 2017, atividades físicas no interior, mais especificamente nas Linhas 21, 24, 26 e 32.

Atua junto a estas comunidades a profissional em educação física Suzana, levando principalmente ao público feminino a prática regular de atividades físicas. A importância destas atividades para o nosso dia-a-dia são inúmeras, reduzindo substancialmente o risco de morrer de doença cardíaca coronária e diminuindo o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes e pressão alta entre outras doenças.

“As pessoas que praticam atividade física regularmente têm redução do risco cardiovascular e as vantagens estão relacionadas à redução do colesterol e dos níveis de glicemia, pois quando praticamos exercício, aumentamos o nosso metabolismo, queimamos ‘gordura’ e ganhamos massa magra, contribuindo para diminuição da pressão arterial e do estresse”, afirma a educadora física Suzana.

Se associarmos uma dieta saudável a atividades físicas regulares poderemos viver mais e chegar a velhice com saúde não só do coração, mas também com vitalidade muscular para aproveitar a longevidade com qualidade.

Como forma de integrar os grupos de atividades físicas e debater esta temática tão importante, na última terça-feira (25) foi realizado no Centro de Convivência do município um encontro com todos os grupos de atividades físicas do interior. Em um momento cultural, cada grupo apresentou uma dança/coreografia e após houve um debate com a educadora física Suzana e anutricionista Joice Buchaneli, abordando sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividades físicas para uma boa saúde de nosso coração.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Saúde do município, que auxiliou na programação e organização do evento, bem como com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde de cada comunidade.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo