RuralSocial

IV Encontro Regional de Jovens Rurais reúne mais de 200 adolescentes em Nova Ramada

O 4º Encontro Regional de Jovens Rurais reuniu mais de 200 adolescentes em Nova Ramada, nesta sexta-feira (10/08). O evento tem por objetivo discutir entraves à sucessão rural. Diversas prefeituras e entidades ligadas à agricultura familiar apoiam a iniciativa, que faz alusão ao Dia Estadual da Juventude Rural (15/07) e ao Dia Internacional da Juventude (12/08).

“Sucessão rural é um tema complexo, chega a ser tabu. Envolve sentimentos, preparação, escolhas. Essas escolhas envolvem a identificação. Então, o jovem que quer permanecer neste meio precisa criar primeiro uma identificação. Ele não é obrigado a ficar, tem de ser uma escolha”, disse a instrutora e consultora do Senar, Leila Thomas.

Para aprofundar o tema do Encontro, Relações intergeracionais e juventude rural, Leila falou sobre os principais motivos que geram conflitos na família. “Irmãos que trabalham na propriedade e outros não. Falta de definição da remuneração daquele filho que trabalha na propriedade. Falta de espaço para o jovem tomar decisões”.

Na lista dos motivos que fazem o jovem permanecer no meio rural, apareceram renda, inovação tecnológica, participação e lazer.

 

Relato de experiências

Quatro jovens divulgaram uma mensagem positiva sobre o potencial do meio rural para futuros investimentos.

Marina Carvalho, de 18 anos, mora em Bozano. Em parceria com a mãe, ela investe na produção de suínos, galinhas crioulas, queijo, hortaliças e moranguinho.

Os irmãos Ezequiel e Celso Cerezer são jovens produtores de leite e grãos em Ajuricaba. Ezequiel já concluiu o ensino médio e o caçula estuda na Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Três Vendas (Catuípe/RS). “Liberdade para trabalhar” é o que Celso mais admira no meio rural.

Gustavo Comander tem 17 anos e também já passou pela Casa Familiar Rural Três Vendas. Graças aos estudos, ele instalou um aquecedor solar na propriedade. Na divisão de tarefas feita pela família, o jovem tem se interessado mais por fazer a gestão da propriedade.

Ao final dos relatos, os jovens receberam uma cesta de produtos coloniais, entregues pela extensionista da Emater/RS-Ascar de Nova Ramada, Daiana Tavares, e pelo gerente da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Carlos Turra.

Ainda durante o Encontro, em Nova Ramada, os jovens participaram de um circuito de provas inusitadas: arrancar, descascar e pesar mandioca; descascar amendoim; chutar no gol bola de meia; martelar prego no cepo de madeira; corrida na cerca “elétrica” (os fios são de barbante); e corrida de charrete.

“Alcançamos nosso objetivo que era não fazer um encontro pelo encontro, mas ter um resultado da discussão que vai ocorrer após a análise do questionário que os jovens preencheram e que vai nos fornecer dados sobre os jovens que moram nos 15 municípios que participaram”, disse a extensionista regional Social da Emater/RS-Ascar, Isabel Robaert de Souza.

O questionário respondido pelos jovens foi elaborado pelo pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul, Carlos Alberto Junior.

 

Retrospectiva dos encontros

2018 – Nova Ramada: Relações intergeracionais e juventude rural

2017- Panambi: Oportunidade de renda e realização pessoal para o Jovem rural

2016- Condor: Sucessão rural

2015 – Ajuricaba: Juventude rural e suas perspectivas de inclusão social e produtiva

Em 2019, Catuípe irá sediar o 5º Encontro Regional de Jovens Rurais.

Apoiaram o Encontro realizado em Nova Ramada a Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Nova Ramada, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Senar, Escola de Ensino Médio Casa Familiar Rural Três Vendas, Cotripal, Escola Municipal Dom Pedro I, empresários e comunidade local.

 

Galeria de imagens

 

As informações são da Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí – Jornalista Cleuza Noal Brutti

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo