A qualidade da água foi tema dentro da programação da XII Fenape
Durante a XII FENAPE foi realizado o I Seminário Regional da Água, organizado pela equipe de Vigilância em Saúde, juntamente com a administração municipal e diversas instituições patrocinadoras. O evento contou com a participação das diretorias das associações de poços cadastradas no sistema da Prefeitura Municipal de Ajuricaba e comunidade regional. Foram abordadas questões relacionadas aos poços artesianos do interior, bem como a qualidade da água que as comunidades apresentam atualmente.
O seminário foi coordenado pelo Assistente Técnico Regional da EMATER de Ijuí, Dejair Burtetti. Ele sensibilizou as questões de utilização da água e sua devolução para o meio ambiente, bem como a importância do consumo de água com qualidade.
Os aspectos jurídicos relacionados aos poços artesianos foram tratados pelo palestrante Dr Alexandre Burmann, mestre em Direito Ambiental, de Porto Alegre/RS. Apresentou a importância de se obter licença ambiental através da Agencia Nacional das Águas (ANA) para abertura de poços, sendo estes de caráter particular ou sob forma de associação. Conforme o palestrante, a Lei Estadual nº 10.350/94 que instituiu o Sistema Estadual de Recursos Hídricos, a Outorga de Direito de Uso da Água é um instrumento de gestão dos recursos hídricos que o Poder Público utiliza e dispõe para autorizar, conceder ou permitir aos usuários a utilização desse bem público.
A questão da qualidade da água e doenças de veiculação hídrica foram abordadas pela Bioquímica da 17° Coordenadoria Regional de Saúde de Ijuí, Renata Linassi Bárta. A palestrante expos suas experiências nas questões das análises das águas dos municípios que compõe a regional, inclusive o município de Ajuricaba. Ressaltou a importância do tratamento da água para consumo humano a fim de eliminar riscos de epidemias e patologias que podem ser veiculadas por meio da água.
Este evento teve como precursor as alterações apresentadas nas análises de água realizadas no interior do município pela equipe de vigilância que coordena as ações de controle de qualidade da água. O objetivo foi a sensibilização das comunidades do interior sobre a importância das questões legais e de saúde relacionadas com a água de consumo humano dos poços artesianos.
Nesta mesma ocasião, a administração municipal expos aos participantes e comunidade ajuricabense alternativas e medidas que irão ser realizadas para obtermos um resultado satisfatório quanto a qualidade da água. Todas as providencias tomadas serão comunicadas as comunidades previamente para que possamos oferecer além de água limpa, água de qualidade.