Educação

Autodefensora regional da Apae é agora de Ajuricaba

[heading tag=”h4″ align=”center” color=”#000″ style=”lines” color2=”#000″]Franciele Adriane da Cruz autodefensora da Apae de Ajuricaba, aluna da Escola de educação Especial Caminhos do Aprender agora é também autodefensora regional[/heading]

A autodefensoria é um movimento desenvolvido pelas apaes, onde os alunos têm espaço para sugestões e ideias visando seus direitos. O autodefensor tem a função de defender os interesses dos demais colegas da apae, em que está inserido, sugerindo ações de aperfeiçoamento.

Ele é o porta voz de seus companheiros frente à diretoria da instituição e sociedade. É mais uma conquista para as pessoas com deficiência, na busca do crescimento e da autonomia.

Desde 1973, em países desenvolvidos surgiu um movimento chamado “a nova voz” (the new voice). As próprias pessoas com deficiência intelectual passaram a se organizar, estabelecer critérios de liderança para que elas se fizessem ouvir e tivessem suas reivindicações levadas em consideração. No Brasil o primeiro fórum de autodefensores foi em Fortaleza, Ceará, em julho de 2001.

A eleição dos autodefensores acontece a cada 2 anos, juntamente com a eleição da nova diretoria da instituição Apae.

Franciele, que possuía o papel de vice-autodefensora do IV Conselho das Apaes do RS, assume agora a função de autodefensora, já que a titular da Apae de Ijui, por motivos familiares, transferiu-se para outro Estado.

Durante alguns anos, Franciele vem exercendo liderança com coerência e ouvindo seus colegas. A Apae de Ajuricaba está muito feliz por ter alunos que sabem distinguir e lutar pela verdade, justiça e direitos de seus colegas.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo