Educação

Autodefensora regional da Apae é agora de Ajuricaba

[heading tag=”h4″ align=”center” color=”#000″ style=”lines” color2=”#000″]Franciele Adriane da Cruz autodefensora da Apae de Ajuricaba, aluna da Escola de educação Especial Caminhos do Aprender agora é também autodefensora regional[/heading]

A autodefensoria é um movimento desenvolvido pelas apaes, onde os alunos têm espaço para sugestões e ideias visando seus direitos. O autodefensor tem a função de defender os interesses dos demais colegas da apae, em que está inserido, sugerindo ações de aperfeiçoamento.

Ele é o porta voz de seus companheiros frente à diretoria da instituição e sociedade. É mais uma conquista para as pessoas com deficiência, na busca do crescimento e da autonomia.

Desde 1973, em países desenvolvidos surgiu um movimento chamado “a nova voz” (the new voice). As próprias pessoas com deficiência intelectual passaram a se organizar, estabelecer critérios de liderança para que elas se fizessem ouvir e tivessem suas reivindicações levadas em consideração. No Brasil o primeiro fórum de autodefensores foi em Fortaleza, Ceará, em julho de 2001.

A eleição dos autodefensores acontece a cada 2 anos, juntamente com a eleição da nova diretoria da instituição Apae.

Franciele, que possuía o papel de vice-autodefensora do IV Conselho das Apaes do RS, assume agora a função de autodefensora, já que a titular da Apae de Ijui, por motivos familiares, transferiu-se para outro Estado.

Durante alguns anos, Franciele vem exercendo liderança com coerência e ouvindo seus colegas. A Apae de Ajuricaba está muito feliz por ter alunos que sabem distinguir e lutar pela verdade, justiça e direitos de seus colegas.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.