Saúde

Vigilância Epidemiológica promove campanha educativa contra o mosquito Aedes aegypti

A prevenção do mosquito Aedes aegypti não é manchete nova. Entretanto, nunca é demais ressaltar a importância deste ato. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Ajuricaba, juntamente com o setor de Vigilância Epidemiológica e equipe de agentes comunitários de saúde, realizou no último dia 02 de fevereiro de 2018, uma atividade educativa nos principais pontos de movimento da cidade.

Foram distribuídos folhetos informativos sobre a importância da prevenção e os cuidados diários que devemos ter com relação a proliferação do mosquito. Além disso, o personagem do mosquito chamou a atenção de todos que passavam pela praça Notélio Mariotti e na Rua do Progresso, próximo ao Posto Central.

É importante ressaltar que os cuidados com a proliferação do mosquito não deve se dar somente no período de verão, mas sim durante todo o ano. O mosquito Aedes aegypti se prolifera em todas as estações, porém as altas temperaturas no período de verão aceleram seu desenvolvimento e maturação até o mosquito adulto, motivo pelo qual aparece em maior quantidade no meio.

Além da Dengue, Zika e Chikugunya, o mosquito Aedes aegypti transmite a Febre Amarela, doença essa que, tanto quanto as outras, é muito perigosa, podendo levar a morte de quem a contrai. Vale salientar que não é o macaco que transmite a doença, mas sim o mosquito. O macaco é apenas mais uma vítima do vírus da Febre Amarela.

Portanto, a prevenção deve ser sempre prioridade no combate a estas doenças. Somente a população pode realmente vencer o mosquito Aedes aegypti, verificando sempre os pátios de suas casas e prevenindo o acúmulo de recipientes que possam ser depósito de larvas do mosquito. Comunidade ajuricabense, faça sua parte.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo