Artigo: Cuidados ao preparar seu alimento, você está fazendo isso certo?

Quando pensamos em alimentação saudável, logo vem à tona a escolha por alimentos naturais, livre de conservantes, corantes, sal e açúcar. Porém o que envolve uma alimentação saudável não é apenas a escolhas dos alimentos, e sim o cuidado, a higiene que devemos ter com eles, principalmente no momento de prepara-lo.
As principais fontes de contaminação no momento do preparo de uma refeição podem ser pelos ingredientes, assim como as embalagens, utensílios, instalações não higienizadas. Para obtermos uma alimentação saudável e SEGURA, livre desses microrganismos causadores de doenças, vai aí algumas informações importantes:
– Lave suas mãos com sabão antisséptico frequentemente, antes e após preparar a sua refeição, pois não conseguimos enxergar os microrganismos por ser muito pequenos, e sim, eles estão em todo lugar!
– Durante o pré preparo da sua refeição, sempre separe os alimentos crus dos cozidos, para não haver contaminação cruzada. Os alimentos crus possuem microrganismos vivos que podem ser passados para os alimentos cozidos, os contaminando. Exemplo: no pré preparo, separe as carnes cruas das saladas.
– A Higienização correta das frutas, verduras, legumes é utilizar 1 colher de sopa de água sanitária (2% de cloro ativo) para 1 litro de água. Você deverá deixar os alimentos imersos por 15 minutos, enxaguando-os novamente com água potável e dessa forma estarão prontos para o consumo.
Lembre-se: a maioria desses alimentos são consumidos crus, portanto é muito importante a correta higienização já que os microrganismos estão vivíssimos.
– Quando descongelar a carne, lembre-se: sempre na geladeira! Nunca na pia ou balcão, pois ficam em temperatura ambiente, podendo ocorrer desenvolvimento de bactérias.
– Quando sobrar na panela, arroz, feijão, massa… devem ser logo guardados na geladeira. Ao deixarmos preparações expostas na temperatura ambiente, pode ocorrer desenvolvimento de bactérias muito perigosas para nossa saúde causando intoxicação alimentar. Portanto cuide desses detalhes do dia-dia.
Abaixo algumas bactérias que podem ser transmitidas por alimentos
Staphylococcus aureus – Produtos cárneos, frango, produtos de confeitaria, doces ou salgados;
Escherichia coli (enterihemorrágica) – Hambúrguer, leite cru, embutidos, iogurte, alface, água.
Escherichia coli (enteroinvasiva) – Saladas e outros alimentos não higienizados;
Salmonela spp – Carne bovina e de aves, produtos à base de ovos crus;
[info_box title=”” image=”” animate=””]Por: Joice Buchanelli – Nutricionista[/info_box]