Dinheiro

Governo anuncia venda de ações excedentes do Banrisul

O Banrisul divulgou nesta quarta-feira (4) um fato relevante comunicando aos seus acionistas e ao mercado que o governo do Rio Grande do Sul decidiu vender ações excedentes do banco, mantendo o seu poder acionista majoritário. Uma projeção inicial, considerando os valores nominais das ações e o volume dos papeis, dá conta de um potencial de venda de R$ 2,6 bilhões.

De acordo com o comunicado, a oferta abrangerá ações ordinárias até o limite da manutenção do controle acionário, bem como ações preferenciais. Segundo o site do Banrisul, o governo gaúcho detém, atualmente, 99,58% do capital votante do banco.

O governador José Ivo Sartori fez um pronunciamento, no Palácio Piratini, sobre a decisão, destacando que o aporte de capital da operação será importante para a recuperação das contas do Rio Grande do Sul. No discurso, Sartori tentou afastar os rumores de privatização do banco, frisando que a ação mantém o RS como acionista majoritário.

“O Estado mantém 51% das ações e preserva a condição do Banrisul como banco público e a serviço dos gaúchos. Este ato significa preservar a autonomia do banco”, afirmou.

O governo do Estado também deve apresentar a deputados da base aliada a proposta encaminhada “informalmente” ontem à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para tentar a adesão do Rio Grande do Sul ao Programa de Recuperação Fiscal.

As informações são do Jornal do Comércio

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.