Artigos

Por Padre Eliseu: O amor é uma atitude ética

[blockquote author=”Santo Agostinho” link=”” target=”_blank”]”Ame, e faze o que queres”[/blockquote]

 

A Ética é uma questão muito debatida dentro da filosofia. Mas, o que é, afinal, a Ética?

Temos várias definições de Ética, mas duas delas são as que mais prevalecem. A primeira e a mais conhecida define a ética como estudo ou ciência da moral. A segunda definição mais aceita é que a ética é o fundamento da moral, a base e a crítica dos atos morais. A primeira definição entende a ação moral como universal e válida em todos os tempos. A segunda definição acredita que a moral evolui quando o contexto evolui e depende de cada cultura.

Independente da questão primordial da ética, se é válida para todos e em todos os tempos, ou se depende do contexto e da cultura, a ética é, sobretudo, um pensar de como pode se dar uma con-vivência (vivência com) entre pessoas diferentes, com aspirações diferentes e com ideologias diferentes. A ética regula nosso estar no mundo junto com outros que habitam o mesmo espaço no mundo.

O ser humano é um ser que está no mundo diante de outros seres iguais em possibilidades e diferentes quanto a visões e interesses.

A questão ética, embora seja fundada no racional (no ‘dever ser’ contra o ato instintivo), sua ação depende muito do emocional. O ser humano é movido também pela emoção, pelo prazer, pela beleza mais do que pelo pura racionalidade do ‘dever ser’. Daí que a Ética, o fazer da relação de convivência com os outros é uma relação que exige sim-patia (colocar-se no lugar do outro), exige com-paixão (sentir a dor do outro).

Praticar atos que executam uma lei, que faz o que é certo, verdadeiro e justo não é um ato humano quando não motivado por uma decisão baseada no sentimento do interesse, cuidado e uma carga de satisfação. Até os animais, treinados, pode fazer atos certos, que correspondam a expectativas desejadas. Mas os animais não tem consciência do que estão fazendo, nem sentem prazer ao fazer. Fazem simplesmente porque treinaram.

Acima do que é ‘justo’, do que é ‘moralmente correto’, está o amor. No Amor, a ação pode tornar-se ‘injusta’ do ponto de vista moral, quando o amor se dá sem interesse de um retorno.  Se dá mais do que é permitido. Quando oferece a própria vida pelo bem do outro. Por isso o amor ao outro como doação é uma atitude ética, mas transcende-a infinitamente.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.