Artigos

Artigo: Família, o alicerce da sociedade

Quando falamos em família, podemos fazer um resgate e relembrar as diversas configurações familiares que a história já presenciou.

Houve um tempo em que ela abrigava diversas pessoas com o mesmo laço sanguíneo (primos, tios, cunhados), além de duas ou mais gerações (avôs, bisavôs). Há pouco tempo atrás, se tornou reduzida e era composta por pai, mãe e filhos. Atualmente, se compõe por mãe e filhos, pai e filhos, avó e netos ou outra configuração diferente da anterior.

O que não mudou neste percurso do tempo é o papel da família como o alicerce da sociedade. É no seu interior que o sujeito encontra o limite necessário para a vivência e convivência com os outros.

Na família a criança vai reconhecer que existe um outro que lhe limita e que, portanto, vai lhe oferecer resistência ao impulso de controlar a realidade e obter tudo o que deseja, como quer e na hora que quer.

O primeiro limite vai ser a mãe, que não poderá estar o tempo todo quando o bebê solicitar. O segundo limite é a presença paterna, que vai dizer ao bebê que a mãe não é dele, mas do papai. A raiva que o bebê sentirá desse competidor é o que Freud chamou de Complexo de Édipo, ou seja, a rivalidade do bebê com o pai.

Não poder satisfazer os seus caprichos e todos os seus desejos é a frustração maior do ser humano. Diante disso, terá de aceitar a presença do outro e respeitar-lhe o espaço. São essas atitudes que, na passagem da história, promoveu a mudança do mundo instintivo e primitivo para a cultura e a civilização. Para a psicanálise, a frustração dos instintos é a base da aquisição do pensamento e da linguagem.

Sendo o lugar do limite, a família também é o lugar do amor. É na família que toda a vida humana é acolhida e precisa se sentir amada, protegida, cuidada, sob o risco de crescer um ser humano com grandes dificuldades de amar e se interessar pelos outros.

Na dialética de amor e frustração, liberdade e responsabilidade, forjam-se pessoas umas maduras, aptas a amar e sentir-se parte de uma totalidade chamada de corpo social.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.