Por Padre Eliseu: Quem criou Deus?

Quando eu era criança eu tinha várias perguntas. Eu me perguntava onde terminava a terra e começava a grande parede azul como se fosse de vidro e que formava o céu cobrindo nossa cabeça. Ficava pensando por que as estrelas não caiam na nossa cabeça. Provavelmente porque estavam presas nesta parede azul.
Um dia ouvi dizer que na Lua havia um dragão. Então, há noite, eu olhava fixo para ver se enxergava algum movimento. E também me admirava de São Jorge, que estando na Lua, não ter medo de altura.
Quando via um raio nas núvens e escutava o barulho eu ficava impressionado. Como pode tudo isso??!!! De onde vem aquela energia? Mas o que mais me impressionava eram os aparelhos eletrônicos. Como pode uma televisão reproduzir uma imagem, o rádio transmitir uma música e como pode, no telefone, escutar quem está em outra cidade e até outro país? Como minha curiosidade era tanta, um dia o meu primo me emprestou uma coleção que explicava os aparelhos eletrônicos. Li toda a coleção. Eram quase 10 livros.
Aos poucos eu fui descobrindo que a maioria das minhas perguntas sempre tinha uma resposta. Mas, com o tempo, algumas perguntas ficaram mais difíceis de responder. Comecei a perguntar por que existe o universo? É possível a matéria atravessar a velocidade da luz e voltar no tempo como explica os cálculos de Einstein? O que existe depois da morte? Se Deus criou tudo bom, de onde veio o mal?
Um dia eu estava lendo o livro ‘Confissões’, de Santo Agostinho, e descobri que ele se questionava: ‘o que Deus fazia antes de criar?’
Eu, que gosto muito de questionar e perguntar sobre muitas coisas, há alguns dias atrás fui questionado por algumas crianças da catequese. A pergunta era: “quem criou Deus?” Não é uma pergunta difícil de responder se usarmos os argumentos da metafísica de Aristóteles, das vias da existência de Deus de Tomás de Aquino ou o argumento Ontológicos de Santo Anselmo. Mas para uma criança… o que dizer?
A primeira reação foi responder com outra pergunta: “e se alguém criou Deus, quem criou esse alguém que criou Deus?” Sem citar a fonte aristotélica-tomista, a única explicação que me veio naquela hora foi dizer que alguma coisa deve existir desde sempre, nunca ter sido criada, e que deu origem a todas as coisas, pois senão caímos no absurdo de perguntar sempre quem veio antes. Portanto, esse ser que existe desde sempre e criou tudo foi o próprio Deus.
Se a criança entendeu? Não sei… Acho que não… Mas um dia ela vai entender.
[our_team image=”” title=”Padre Eliseu Lucas Alves de Oliveira” subtitle=”” email=”” phone=”” facebook=”” twitter=”” linkedin=”” vcard=”” blockquote=”” style=”vertical” link=”” target=”” animate=””]Natural da cidade de Ijuí. 31 anos.
Iniciou sua vida no seminário no ano de 2005 e foi ordenado padre no ano de 2012.
Formado em filosofia (PUCRS), teologia (FAPAS), história (UNOPAR) e psicopedagogia (UNINTER).
Trabalha há 4 anos e meio na paróquia São Pedro Apóstolo de Ajuricaba.
Atua como responsável pela Pastoral da Juventude e pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) na Diocese de Cruz Alta.[/our_team]