Você tem até quinta-feira para votar na Consulta Popular
A votação para eleger as prioridades de investimentos estaduais na Região Noroeste Colonial começou hoje e vai até quinta-feira, 03 de agosto. Serão R$1,5 milhões divididos em dez projetos desde segurança, a saúde, desenvolvimento social, desenvolvimento rural, educação e economia. Há dois anos, as demandas deixaram de ser municipais. O eleitor prioriza uma demanda, mas três serão contempladas.
Para o presidente do Corede Noroeste Colonial, Nelson Thesing, são várias as razões para participar da Consulta Popular. “A participação e o controle das pessoas sobre as políticas públicas, que significa, não só a conquista de recursos para nossa região, mas uma melhor distribuição dos mesmos, um aprendizado social, fortalecendo o espirito pela coisa pública”, afirma.
Em Ajuricaba
Para o município de Ajuricaba são demandas importantes a serem votadas e a participação vai definir a quantidade de recursos. Projetos para a saúde, como para o Hospital, para a educação, agroindústria para abate de peixes e outras estão na pauta.
Uma equipe foi treinada e estará coletando votos na comunidade, no centro e interior.
O que é?
Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.
Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).
Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Audiências Públicas Regionais, Assembleias Municipais e Fóruns Regionais. Nos encontros, é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos em um dia de votação da Consulta Popular.
Como votar?
Neste ano de 2017 a votação será realizada nos dias 01, 02 e 03 de agosto em todo o Estado, por meio de voto secreto. Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação.
Na votação on-line e nos pontos de votação é necessário o número do seu título de eleitor. Caso você não o tenha à mão, o ambiente de votação na internet, permitirá pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como votar:
– pelo site da Consulta Popular
– presencialmente, por um aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes
– via SMS para o número 29000, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10)