Social

Sicredi beneficia milhares de pessoas no Dia Internacional do Cooperativismo

Mais uma vez o Sicredi apoiou o Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C. A data contempla o programa de responsabilidade social das cooperativas, que realizam projetos de transformação nas comunidades por meio do trabalho voluntário. É por isso que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) lançou o slogan “Atitudes simples movem o mundo”, como mote das ações que foram realizadas neste ano.

No primeiro sábado de julho (1º/7), celebração do Dia Internacional do Cooperativismo, os voluntários contaram com o apoio do Sistema OCB para desenvolver, em âmbito nacional, projetos que promoveram a transformação social das comunidades em aspectos de saúde, lazer, educação e cuidado com o meio ambiente.

Somente em 2016, 1.278 cooperativas dos 13 ramos do cooperativismo existentes no Brasil – incluindo o de cooperativismo de crédito, do qual o Sicredi faz parte -, realizaram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 777 cidades espalhadas por todos os estados brasileiros e também no Distrito Federal, beneficiando mais de um milhão de pessoas.

O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado

A partir de 2016, a agenda da ONU passou a abranger novos desafios, com foco no horizonte para 2030 – são os chamados Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com os quais o Dia C também colabora. As ações da instituição financeira cooperativa aqui na região estão embasadas em dois dos dezessete objetivos propostos, um deles diz respeito às cidades e comunidades sustentáveis e o outro, vida debaixo da água.

O primeiro, cidades e comunidades sustentáveis, é voltado para tornar as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos e seguros. Para atender este objetivo, alguns municípios promoverão coleta seletiva de lixo eletrônico, limpeza de bairros, arrecadação de alimentos para entidades carentes e confecção de sabão a partir da reutilização de óleo de cozinha. Já para atender o objetivo vida debaixo da água, estão incluídas ações de reflorestamento e preservação de nascentes e encostas de rio, além de plantio de árvores frutíferas para comunidades carentes.

Em Ajuricaba, a ação “Cooperar para sustentar” teve como objetivo plantar árvores frutíferas e montar canteiros com ervas medicinais e aromáticas na antiga escola da Linha 13, onde hoje são atendidas crianças de baixa renda no período escolar inverso. Através da Coopervalores produzem alimentos para o próprio consumo e as sobras são comercializadas. Houve também integração com apresentação do grupo de capoeira da escola. Veja algumas fotos abaixo:

Em Ijuí três ações aconteceram concomitantemente. Uma equipe do Sicredi trabalhou com o mote “Plantando o Futuro”, onde foi realizado o plantio de mais de mil mudas de árvores junto à Usina da Ceriluz que fica na ERS 155, para recuperação da vegetação e compensação dos efeitos da construção da Usina. Outra equipe esteve trabalhando junto ao Núcleo Social do Lar Henrique Liebiech, realizando coleta de alimentos junto à supermercados, para doar às pessoas ligadas ao Núcleo e ainda realizou o plantio de um pomar para que, em breve, aquela instituição tenha frutas próprias para seu consumo. Uma terceira equipe da cooperativa empenhou esforços para a coleta de lixo eletrônico na Praça da República, os quais foram recolhidos por empresa especializada e serão encaminhados para reciclagem ou descarte correto. Ao todo foram recolhidas cerca de 70m³ de lixo eletrônico.

Em Panambi, as equipes do Sicredi promoveram duas ações. Uma delas, “Plantando cooperação para uma vida mais verde”, consiste em realizar o plantio de árvores nativas, em parceria com o grupo de Escoteiros, nas proximidades das margens do rio Fiúza, em local estabelecido como área verde. A outra ação, “Óleo reciclado, planeta preservado”, arrecadou óleo de cozinha usado para a fabricação de sabão. Os produtos fabricados, foram doados, no dia internacional do cooperativismo, para a Cruz Azul.

Em Condor, o “Brique da reutilização” movimentou a comunidade. Durante o dia 1º de julho foi promovido um momento e um local de troca, comercialização ou doação de artigos/produtos que não estão sendo mais utilizados. Os itens doados foram vendidos e o valor será revertido para o Hospital de Condor e a Liga de Combate ao Câncer.

E em Nova Ramada os trabalhos foram norteados pela ação “Meio ambiente sustentável, escola saudável”, junto à Escola Estadual de Ensino Médio DR Roberto Low, onde estaremos promovendo o recolhimento de lixo eletrônico/digital no dia 1º de julho. Em Coronel Barros, a ação “Recolher para proteger o meio ambiente”, também recolheu lixo eletrônico, em frente à agência do Sicredi do município.

Em Santo Augusto, o trabalho aconteceu junto ao Centro do Idoso, através da limpeza e pintura do jardim, podas de árvores, plantio de mudas de flores e instalação de um banco de concreto. A equipe também promoveu um momento de ginástica laboral com os idosos presentes.

Em Jóia, o Dia C ficou registrado através da ação “Cooperando com o meio ambiente”, através da revitalização da Piscina Natural do município, com limpeza e organização do ambiente, plantio de árvores nativas e instalação de lixeiras.

Em Augusto Pestana, a ação “Reutilizar para limpar”, promoveu o recolhimento de óleo de cozinha usado para a produção de 300 barras de sabão, que foram distribuídas para a comunidade local, durante o dia internacional do cooperativismo, juntamente com a receita para a fabricação, estimulando que as pessoas reutilizem seu óleo de cozinha e não descartem de forma incorreta no meio ambiente.

Em Coronel Bicaco, a ação “Páginas da Cooperação”, arrecadou livros na comunidade para a criação de pontos de leitura (minis bibliotecas) no município. Em parceria com a Secretaria de Educação do município e outras entidades, estes pontos foram construídos com materiais de reuso e os livros arrecadados durante a campanha foram disponibilizados para comunidade. O primeiro ponto de leitura foi organizado junto ao hospital do município no dia internacional do cooperativismo.

Já em Chiapetta, a ação “Plantando para o futuro”, aconteceu na Escola Infantil Creche Pequeno Príncipe, onde foi organizada uma horta comunitária na creche, com o objetivo de proporcionar segurança alimentar para as crianças, também foi realizado o plantio de árvores para sombra. Em Bozano a ação também aconteceu junto à uma escola. Foi realizada a revitalização da horta e do pomar da Escola Estadual São Pio X.

“Sombras do Futuro” é a ação que aconteceu em São Valério do Sul, a partir do reflorestamento do estacionamento do Parque Municipal.

Para o presidente da Sicredi das Culturas RS, Antenor José Vione, “ano após ano viemos promovendo ações de voluntariado no dia internacional do cooperativismo que visam beneficiar entidades e, consequentemente, a sociedade. Este é um dos propósitos da nossa instituição financeira cooperativa e é uma das formas com que entregamos nossa missão”.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.