Sicredi beneficia milhares de pessoas no Dia Internacional do Cooperativismo

Mais uma vez o Sicredi apoiou o Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C. A data contempla o programa de responsabilidade social das cooperativas, que realizam projetos de transformação nas comunidades por meio do trabalho voluntário. É por isso que a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) lançou o slogan “Atitudes simples movem o mundo”, como mote das ações que foram realizadas neste ano.
No primeiro sábado de julho (1º/7), celebração do Dia Internacional do Cooperativismo, os voluntários contaram com o apoio do Sistema OCB para desenvolver, em âmbito nacional, projetos que promoveram a transformação social das comunidades em aspectos de saúde, lazer, educação e cuidado com o meio ambiente.
Somente em 2016, 1.278 cooperativas dos 13 ramos do cooperativismo existentes no Brasil – incluindo o de cooperativismo de crédito, do qual o Sicredi faz parte -, realizaram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 777 cidades espalhadas por todos os estados brasileiros e também no Distrito Federal, beneficiando mais de um milhão de pessoas.
O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado
A partir de 2016, a agenda da ONU passou a abranger novos desafios, com foco no horizonte para 2030 – são os chamados Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com os quais o Dia C também colabora. As ações da instituição financeira cooperativa aqui na região estão embasadas em dois dos dezessete objetivos propostos, um deles diz respeito às cidades e comunidades sustentáveis e o outro, vida debaixo da água.
O primeiro, cidades e comunidades sustentáveis, é voltado para tornar as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos e seguros. Para atender este objetivo, alguns municípios promoverão coleta seletiva de lixo eletrônico, limpeza de bairros, arrecadação de alimentos para entidades carentes e confecção de sabão a partir da reutilização de óleo de cozinha. Já para atender o objetivo vida debaixo da água, estão incluídas ações de reflorestamento e preservação de nascentes e encostas de rio, além de plantio de árvores frutíferas para comunidades carentes.
Em Ajuricaba, a ação “Cooperar para sustentar” teve como objetivo plantar árvores frutíferas e montar canteiros com ervas medicinais e aromáticas na antiga escola da Linha 13, onde hoje são atendidas crianças de baixa renda no período escolar inverso. Através da Coopervalores produzem alimentos para o próprio consumo e as sobras são comercializadas. Houve também integração com apresentação do grupo de capoeira da escola. Veja algumas fotos abaixo:
Em Ijuí três ações aconteceram concomitantemente. Uma equipe do Sicredi trabalhou com o mote “Plantando o Futuro”, onde foi realizado o plantio de mais de mil mudas de árvores junto à Usina da Ceriluz que fica na ERS 155, para recuperação da vegetação e compensação dos efeitos da construção da Usina. Outra equipe esteve trabalhando junto ao Núcleo Social do Lar Henrique Liebiech, realizando coleta de alimentos junto à supermercados, para doar às pessoas ligadas ao Núcleo e ainda realizou o plantio de um pomar para que, em breve, aquela instituição tenha frutas próprias para seu consumo. Uma terceira equipe da cooperativa empenhou esforços para a coleta de lixo eletrônico na Praça da República, os quais foram recolhidos por empresa especializada e serão encaminhados para reciclagem ou descarte correto. Ao todo foram recolhidas cerca de 70m³ de lixo eletrônico.
Em Panambi, as equipes do Sicredi promoveram duas ações. Uma delas, “Plantando cooperação para uma vida mais verde”, consiste em realizar o plantio de árvores nativas, em parceria com o grupo de Escoteiros, nas proximidades das margens do rio Fiúza, em local estabelecido como área verde. A outra ação, “Óleo reciclado, planeta preservado”, arrecadou óleo de cozinha usado para a fabricação de sabão. Os produtos fabricados, foram doados, no dia internacional do cooperativismo, para a Cruz Azul.
Em Condor, o “Brique da reutilização” movimentou a comunidade. Durante o dia 1º de julho foi promovido um momento e um local de troca, comercialização ou doação de artigos/produtos que não estão sendo mais utilizados. Os itens doados foram vendidos e o valor será revertido para o Hospital de Condor e a Liga de Combate ao Câncer.
E em Nova Ramada os trabalhos foram norteados pela ação “Meio ambiente sustentável, escola saudável”, junto à Escola Estadual de Ensino Médio DR Roberto Low, onde estaremos promovendo o recolhimento de lixo eletrônico/digital no dia 1º de julho. Em Coronel Barros, a ação “Recolher para proteger o meio ambiente”, também recolheu lixo eletrônico, em frente à agência do Sicredi do município.
Em Santo Augusto, o trabalho aconteceu junto ao Centro do Idoso, através da limpeza e pintura do jardim, podas de árvores, plantio de mudas de flores e instalação de um banco de concreto. A equipe também promoveu um momento de ginástica laboral com os idosos presentes.
Em Jóia, o Dia C ficou registrado através da ação “Cooperando com o meio ambiente”, através da revitalização da Piscina Natural do município, com limpeza e organização do ambiente, plantio de árvores nativas e instalação de lixeiras.
Em Augusto Pestana, a ação “Reutilizar para limpar”, promoveu o recolhimento de óleo de cozinha usado para a produção de 300 barras de sabão, que foram distribuídas para a comunidade local, durante o dia internacional do cooperativismo, juntamente com a receita para a fabricação, estimulando que as pessoas reutilizem seu óleo de cozinha e não descartem de forma incorreta no meio ambiente.
Em Coronel Bicaco, a ação “Páginas da Cooperação”, arrecadou livros na comunidade para a criação de pontos de leitura (minis bibliotecas) no município. Em parceria com a Secretaria de Educação do município e outras entidades, estes pontos foram construídos com materiais de reuso e os livros arrecadados durante a campanha foram disponibilizados para comunidade. O primeiro ponto de leitura foi organizado junto ao hospital do município no dia internacional do cooperativismo.
Já em Chiapetta, a ação “Plantando para o futuro”, aconteceu na Escola Infantil Creche Pequeno Príncipe, onde foi organizada uma horta comunitária na creche, com o objetivo de proporcionar segurança alimentar para as crianças, também foi realizado o plantio de árvores para sombra. Em Bozano a ação também aconteceu junto à uma escola. Foi realizada a revitalização da horta e do pomar da Escola Estadual São Pio X.
“Sombras do Futuro” é a ação que aconteceu em São Valério do Sul, a partir do reflorestamento do estacionamento do Parque Municipal.
Para o presidente da Sicredi das Culturas RS, Antenor José Vione, “ano após ano viemos promovendo ações de voluntariado no dia internacional do cooperativismo que visam beneficiar entidades e, consequentemente, a sociedade. Este é um dos propósitos da nossa instituição financeira cooperativa e é uma das formas com que entregamos nossa missão”.