Saúde

Primeiro caso do Estado de microcefalia associado ao vírus da zika é confirmado em Ijuí

A Secretaria da Saúde recebeu nesta semana a confirmação do primeiro caso de Síndrome Congênita em decorrência de Zika vírus contraído no Estado. O caso estava sendo monitorado desde a gestação, quando a mãe, residente em Ijuí, apresentou um quadro da doença. Após o nascimento, em julho de 2016, a criança passou a ser acompanhada em Santa Rosa e Porto Alegre.

Exames clínicos e radiológicos feitos pelo Sistema Nacional de Informação sobre Agentes Teratogênicos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (SIAT/HCPA) mostraram que ela possui alterações compatíveis com a Síndrome Congênita do Zika vírus. Além disso, o Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmou, por testes laboratoriais, que a mãe adquiriu o vírus durante a gestação.

Como a paciente não viajou para fora do Estado, o caso é caracterizado como autóctone, ou seja, contraído no Rio Grande do Sul. A criança recebe atendimento de reabilitação por meio da Linha de Cuidados da Pessoa com Deficiência. Até então, o RS apresentava dois casos de Síndrome Congênita associada ao Zika, nos municípios de Cachoeira do Sul e Esteio. Em ambos os casos, o vírus havia sido contraído pelas gestantes fora do Estado.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.