VII Conferência Municipal de Assistência Social será no dia 28 de junho, em preparação para a conferência nacional
“Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”
A conferência é um momento importante de mobilização social, participativo e coletivo onde serão debatidos assuntos de interesse em comum, por isso é importante a participação e a consciência que este momento é fundamental para a consolidação do Sistema Único de Assistência Social.
O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) elegeu como tema para a Conferência de Assistência Social deste ano a “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. Além de reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade brasileira, o tema da conferência traz os usuários para o centro do debate. Nesse sentido, a 11ª Conferência Nacional dá continuidade à perspectiva adotada pelo II Plano Decenal (2016-2026) de eleger os usuários, sua realidade de vida, direitos e demandas de acesso, como centro do debate e do planejamento da política de Assistência Social.
Esse processo foi também fortemente influenciado pelas lutas de movimentos sociais e da sociedade civil que resultaram em conquistas de direitos, a exemplo da inclusão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Constituição Federal e da atenção à população em situação de Rua na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
Em Ajuricaba a VII Conferência Municipal de Assistência Social, será realizada no dia 28 de Junho de 2017, à partir das 13h no Centro de Convivência, onde estará presente a assessora técnica regional da ASCAR/EMATER, Silvana Canova Riterbush, que ministrará o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” e os quatro importantes eixos que serão debatidos nos grupos e deliberadas prioridades para as três esferas de governo. Neste dia, serão escolhidos 2 delegados titulares e 2 suplentes, que irão representar o município de Ajuricaba na XI Conferência Estadual de Assistência Social que será realizada nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2017, em Porto Alegre.
Participe deste momento de mobilização social participativo e coletivo, onde será pauta a política pública de assistência social.