Clima

Chuva tira de casa quase 5 mil pessoas no RS; 30 municípios estão em situação de emergência 

Depois de uma semana de chuva intermitente, o Rio Grande do Sul sofre com quase 900 famílias fora de casa, centenas de casas alagadas, bloqueios em estradas e interrupção no transporte de balsas.

O balanço da Defesa Civil divulgado na manhã desta quinta-feira (1º) aponta que são quase 300 famílias fora de casa a mais do que na noite de quarta-feira (31). Das 899 afetadas, 673 famílias desalojadas (na casa de parentes) e 226 famílias desabrigadas (em abrigos públicos) — um total de 4,8 mil pessoas que tiverem de deixar suas casas.

Ainda conforme o levantamento, 74 municípios gaúchos foram atingidos pela chuva e 30 já decretaram situação de emergência. Entre as cidades mais afetadas estão São Jerônimo, Itaqui, São Borja, Uruguaiana, Iraí e Montenegro.

O Rio Uruguai ainda é a maior preocupação dos órgãos públicos. Conforme a Defesa Civil, ele segue subindo em São Borja, Itaqui, Iraí e Uruguaiana. Em São Borja, o aumento era de 15cm por hora nesta manhã.

O coordenador regional da Defesa Civil na Fronteira Oeste, major Rinaldo Castro, diz que a atenção é máxima devido à água liberada das comportas de hidrelétricas de Santa Catarina.

— Mesmo que a situação tenha se estabalizado lá, a água segue descendo e com uma vazão maior. Como demora um pouco para chegar aqui, esperamos que entre sábado e domingo os reflexos se espalhem pelo Rio Grande do Sul — alerta Castro.

Conforme ele, todas as bacias de rios e suas regiões devem ser afetadas no Estado, com exceção do Sul.

— Por isso, a gente está pedindo que quem saiu de casa espere para voltar. E, aqueles que moram em regiões ribeirinhas, se preparem para sair.

A cheia do Rio Uruguai interrompe a travessia entre o Brasil e a Argentina em quatro pontos do noroeste do Estado. Estão suspensas as balsas que trafegam Porto Mauá—Alba Posse, Porto Xavier—San Javier, Porto Vera Cruz—Panambi e Tiradentes do Sul—El Soberbio. Além disso, a travessia de Barra do Guarita para Santa Cataria também está fora de operação. Não há previsão para a retomada do transporte.

As informações são de Zero Hora.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo