Clima

Chuva tira de casa quase 5 mil pessoas no RS; 30 municípios estão em situação de emergência 

Depois de uma semana de chuva intermitente, o Rio Grande do Sul sofre com quase 900 famílias fora de casa, centenas de casas alagadas, bloqueios em estradas e interrupção no transporte de balsas.

O balanço da Defesa Civil divulgado na manhã desta quinta-feira (1º) aponta que são quase 300 famílias fora de casa a mais do que na noite de quarta-feira (31). Das 899 afetadas, 673 famílias desalojadas (na casa de parentes) e 226 famílias desabrigadas (em abrigos públicos) — um total de 4,8 mil pessoas que tiverem de deixar suas casas.

Ainda conforme o levantamento, 74 municípios gaúchos foram atingidos pela chuva e 30 já decretaram situação de emergência. Entre as cidades mais afetadas estão São Jerônimo, Itaqui, São Borja, Uruguaiana, Iraí e Montenegro.

O Rio Uruguai ainda é a maior preocupação dos órgãos públicos. Conforme a Defesa Civil, ele segue subindo em São Borja, Itaqui, Iraí e Uruguaiana. Em São Borja, o aumento era de 15cm por hora nesta manhã.

O coordenador regional da Defesa Civil na Fronteira Oeste, major Rinaldo Castro, diz que a atenção é máxima devido à água liberada das comportas de hidrelétricas de Santa Catarina.

— Mesmo que a situação tenha se estabalizado lá, a água segue descendo e com uma vazão maior. Como demora um pouco para chegar aqui, esperamos que entre sábado e domingo os reflexos se espalhem pelo Rio Grande do Sul — alerta Castro.

Conforme ele, todas as bacias de rios e suas regiões devem ser afetadas no Estado, com exceção do Sul.

— Por isso, a gente está pedindo que quem saiu de casa espere para voltar. E, aqueles que moram em regiões ribeirinhas, se preparem para sair.

A cheia do Rio Uruguai interrompe a travessia entre o Brasil e a Argentina em quatro pontos do noroeste do Estado. Estão suspensas as balsas que trafegam Porto Mauá—Alba Posse, Porto Xavier—San Javier, Porto Vera Cruz—Panambi e Tiradentes do Sul—El Soberbio. Além disso, a travessia de Barra do Guarita para Santa Cataria também está fora de operação. Não há previsão para a retomada do transporte.

As informações são de Zero Hora.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.