Saúde

Vacina da gripe é liberada para toda a população

A baixa procura pelas doses da vacina contra a gripe A fez o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde prorrogarem o prazo da Campanha Nacional de Vacinação nos municípios que ainda não atingiram a meta até o dia 9 de junho. Além isso, a novidade é que todas as pessoas terão direito à vacina.

Em 2017, houve diminuição de casos de gripe A, 76 registros da doença e sete mortes. No ano passado, foram 1.071 casos e 150 óbitos. As pessoas precisam se imunizar o quanto antes porque a vacina leva de 10 a 15 dias para fazer efeito no organismo, a chamada proteção efetiva contra o vírus. O Brasil contabiliza 63% de pessoas imunizadas, totalizando 35,1 milhões até a última quinta-feira.

Prevenção

A transmissão dos vírus Influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

O Ministério da Saúde orienta para alguns cuidados como medida de prevenção, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas. É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico.
Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.