Prefeitura de Ajuricaba avalia decretar situação de emergência após as chuvas

Após as torrenciais chuvas que caem sobre o município e a região, a Prefeitura Municipal avaliará essa semana a decretação de estado de emergência em Ajuricaba. Somente no sábado, choveu mais de 100mm em uma hora. Casas foram alagadas na cidade e muitos danos causados no interior.
A Defesa Civil do município trabalhou durante a tarde de sábado no auxílio a famílias prejudicadas e no encaminhamento de material para cadastro técnico. A secretaria de obras atuou na retirada das casas das famílias que foram atingidas e alojadas no Ginásio Municipal. Outras foram para casas de parentes. Ao todo 10 famílias tiveram perdas em imóveis, com o excesso de chuvas que inundou suas casas. As famílias atingidas foram as ribeirinhas ao Arroio Estrada e Rio Cachoeira.
Já os produtores do meio rural foram prejudicados com a degradação do solo, além de danos a pastagens e perda com a piscicultura, pois açudes romperam e outros a enxurrada provocou vazão superior, facilitando a fuga dos peixes. Produtores chegaram a relatar que peixes com médias até sete quilos foram encontrados no matagal, sendo vitimados no impacto com as árvores e não mais podendo ser aproveitados devido ao tempo que já estavam mortos.
O secretário de obras Sergio Toso e o prefeito Ivan Chagas percorreram o interior para analisar a dimensão dos estragos e estimar as perdas. “Praticamente todas as entradas de bueiros e saídas foram danificadas. A tubulação não venceu e passou por cima, trazendo inúmeros estragos. Nas estradas também os prejuízos são enormes. Em alguns trechos tem valetas no meio da estrada e nas baixadas um areião que está atolando veículos e outras partes vertendo água, o que provoca um problema ainda maior”, explica o chefe do Executivo, lamentando os prejuízos.
O secretário de obras disse que muitas estradas haviam sido recuperadas e o grande volume de chuvas destruiu todo o trabalho, inclusive em locais que há pouco tempo havia sido encascalhado.
Na manhã de terça-feira, o prefeito Ivan Chagas convocou o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – COMDER e demais entidades, para, junto com a Defesa Civil do Município, avaliar a situação. Todos foram unânimes com as perdas em relação ao leite, com pastagens, peixes e estradas, além da degradação do solo. Porém, ficou decidido que uma comissão irá apontar uma estimativa de perdas com o sinistro para decidir se será decretado estado de emergência.
As chuvas prosseguem nesta terça-feira, porém ainda sem registros de ocorrências em Ajuricaba.
Em Entre-Ijuís, o rio Ijuí está perto da ponte.