Clima

Alerta de chuva forte e temporais no Estado

A MetSul Meteorologia alerta que um cenário de risco meteorológico se estabelece no Rio Grande do Sul a partir de hoje. Fortes áreas de instabilidade associadas a uma frente quente que se forma no Oeste, Sul e Leste do Estado trazem chuva (localmente forte) e trovoadas no começo desta quinta para estas regiões. A frente é gerada pelo ingresso de ar muito quente pelo Oeste e Noroeste e alimentada por significativa corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera que serve de combustível para a formação de nuvens de tempestade. A instabilidade vai se manter e ganhar força no Oeste e no Sul do Estado com chuva forte e temporais hoje com possibilidade de granizo e vendavais localizados. Áreas mais ao Centro, Norte e Nordeste gaúcho e que tem chuva no começo desta quinta pela frente quente, caso de Porto Alegre e região, devem experimentar melhora do tempo ao longo do dia com temperatura alta e abafamento. No Noroeste, a tarde será de muito calor.

Entre a tarde e a noite desta quinta e o começo desta sexta a instabilidade forte do Oeste e do Sul avançará para as demais regiões do Rio Grande do Sul desta vez como uma frente fria, fazendo o caminho inverso da frente quente e não mais impulsionada por ar quente de Norte e sim frio de Sul, encontrando em sua dianteira ar quente, o que vai trazer chuva forte e novos temporais no restante do Estado. Em cidades mais ao Norte e o Nordeste do território gaúcho, como da Serra, Litoral Norte, Alto Uruguai, Grande Porto Alegre e Campos de Cima da Serra, a frente fria deve chegar no começo da sexta com chuva possivelmente localmente forte a intenso e risco de temporais.

Entre amanhã (sexta) e o domingo, a atmosfera vai seguir muito instável no território gaúcho com chuva na maioria das regiões e elevados volumes de chuva. Os acumulados nos três dias podem chegar a 100/150 mm em algumas áreas com volumes mais altos em alguns pontos, o que pode trazer transtornos e alagamentos em algumas cidades. Porto Alegre e área metropolitana estão na zona de risco de risco de chuva forte nestes três dias. Rios com bacias no Centro do Estado e na Metade Norte exigirão atenção, em especial no Noroeste do Rio Grande do Sul que acumula volumes muito altos de chuva em maio. A bacia do Rio Uruguai é uma das que causa preocupação. (Meteorologistas Luiz Fernando Nachtigall e Estael Sias com foto de Ivo Gonçalves/PMPA)

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.