Infraestrutura

Solução para esgotamento de fossas em Ajuricaba pode estar próxima

Não é de hoje que Ajuricaba vêm enfrentando problemas para o esvaziamento das fossas residenciais. Há alguns anos, a Secretaria de Obras foi proibida de realizar o serviço, restando à administração municipal acionar a responsável pelo saneamento, a Corsan. O assunto já foi pauta de muitas sessões na Câmara de Vereadores, porém nada havia sido resolvido até hoje.

O prefeito Ivan Chagas, vice Kirmess e assessores viajaram à capital do Estado para buscar soluções. Em audiência no Ministério Público de Porto Alegre, com os promotores Daniel Martini, coordenador do centro de apoio operacional de defesa do meio ambiente e Débora Regina Menegat, coordenadora do centro de apoio de defesa da ordem urbanística e questões fundiárias, juntamente com o diretor presidente da Corsan Flavio Ferreira Presser e do diretor técnico da Fepan Gabriel Ritter, foi tratado sobre o esgotamento sanitário do municí­pio.

Após deliberações ficou acertado que a Corsan irá receber o esgotamento sanitário em sua Estação de Tratamento de Ijuí, que recentemente foi autorizada pela Fepan.

Ficou agendado para o dia 26 de maio uma reunião na Corsan em Porto Alegre, quando será definido quem realizará o recolhimento e o transporte. A fixação das taxas que deverão ser recolhidas pelos usuários para o esgotamento sanitário também devem ser definidas neste encontro.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo