Aconteceu ontem o 3º encontro do Grupo de Gestantes em Nova Ramada
Na noite de 18 de maio, aconteceu o terceiro encontro do Grupo de Gestantes de Nova Ramada, momento no qual foram abordados dois temas de relevância e muita expectativa: os tipos de parto e cuidados com o recém-nascido. Mesmo com tempo chuvoso as gestantes e companheiros se fizeram presentes e puderam tirar suas dúvidas sobre temas tão importantes, que envolvem a vinda do bebê ao mundo.
Para trabalhar sobre os tipos de partos, foi convidada a equipe do Hospital Bom Pastor de Santo Augusto, tendo em vista o convênio do município com esta entidade. Estiveram representando o hospital, a enfermeira Lucélia Siqueira Paradzinski, responsável pela Casa da Gestante e a médica Kátia Carolina Webers, que acompanha o obstetra Mário Cézar Polo e a pediatra Elizabeth de Moraes Silva nos nascimentos.
Em relação aos tipos de partos, as profissionais da equipe do hospital falaram sobre a importância do parto normal, as facilidades e benefícios tanto para a mãe, quanto para o bebê, que nasce por estar “prontinho”, já a mãe consegue se alimentar e movimentar-se poucas horas após o parto, o facilita muito os cuidados com o bebê. A mãe sente fortes dores durante o trabalho de parto, mas assim que o bebê nasce já se livra do sofrimento, passa imediatamente. Já a cesária, é um procedimento cirúrgico, que demanda muitos cuidados e riscos, além de dificultar, inicialmente, a amamentação – que vai melhorando com os passar dos dias. Porém, o mais importante é confiar na equipe médica que cuida da gestante, pois estes profissionais irão avaliar qual o melhor meio de ter o bebê.
As gestantes e companheiros puderam conhecer um pouco mais sobre os ambientes e procedimentos que passarão, desde a chegada no hospital até a alta com o bebê. A equipe trouxe fotos das salas de parte e cirúrgica, sala de preparo e pós operatório, bem como o leito hospitalar onde ficarão com o bebê até a alta. Isto contribui para os papais e mamães sintam-se ainda mais seguros, pois estarão conhecendo todo o processo pelo qual irão passar.
A excelência dos cuidados ao recém-nascido depende, em grande parte, da capacitação dos pais para a autonomia nos cuidados ao filho. Sob essa perspectiva, a abordagem feita pela médica pediatra da Unidade Básica de Saúde, Bruna Kocourek Bandeira, abordou temas ligados a rotina de cuidados diários de um bebê, como banho, troca de fraldas, cuidados com o coto umbilical, sinais de alerta para procurar assistência médica… Temas esses, que mesmo parecendo tão óbvios, causam muitas vezes estranhezas, dúvidas e angústias, principalmente para as mamãe de “primeira viagem”, e, mesmo assim, com toda a leitura feita e todos os conselhos ouvidos ao longo dos meses de gestação existem situações que só serão compreendidas e dominadas na prática, quando a família voltar da maternidade para casa com o recém-nascido no colo.
A convivência faz a mãe entender o filho, suas rotinas e suas necessidades, pois depois de meses restrito à barriga da mãe, o bebê sente uma insegurança natural ao encarar o espaço aberto a que é submetido. Ele sente calor, frio, desconforto, o corpinho dói e os pais têm que levar isso em consideração para ajudá-lo na adaptação dos primeiros meses e entender que ele vai chorar porque não tem outra forma de se expressar. A confiança na equipe de saúde como orientadora das ações é de suma importância para passar de forma mais tranquila e esclarecida por esse processo.
O próximo encontro será realizado na quarta-feira, dia 24 de maio, a partir das 18he30min na Unidade de Saúde. Neste encontro a fotógrafa Eliane Casali fará uma participação especial no grupo. Serão trabalhados os temas de amamentação e orientações nutricionais na gestação.