Segundo encontro do Grupo de Gestantes de Nova Ramada
A gravidez é um evento que marca de forma irreversível a vida de uma mulher. No período gestacional atuam os mais diversos sentimentos, através dos quais cada gestante expressa, do seu jeito, esta nova fase de vida pela qual está passando. São nove meses cheios de espera, medos, ansiedade, alegrias, descobertas, satisfação, insegurança e outros sentimentos difíceis de serem explicados.
A gravidez é uma experiência cheia de altos e baixos, muitas mudanças, enriquecimento e desafios. É um período em que o casal confronta-se com o medo e as expectativas em se tornarem pais, e começam a determinar como atuarão neste novo papel de suas vidas.
A maternidade e a paternidade causam alterações psicológicas tanto na mãe quanto no pai. Gerar um filho, dividir angústias, preocupações, choros e alegrias é o papel do casal. Na gravidez, os parceiros tem a tarefa de adaptar-se a estas mudanças e ao novo membro da família, a fim de encontrar um equilíbrio, o que leva um determinado tempo.
A hipersensibilidade materna e as alterações hormonais, características deste momento, que ocasionam as oscilações de humor, podem ser compreendidas como um esforço psíquico para se adaptar a nova realidade de vida, que traz consigo novas responsabilidades, funções e aprendizagens.
O bebê é um ser indefeso e não conseguirá sobreviver sem que alguém o alimente, higienize e dê carinho, até que aprenda a falar, a única maneira de se comunicar é através do choro. Com o passar dos dias os pais logo saberão distinguir o motivo do chorinho do bebê e saberão o que fazer para acalmá-lo. É importante ter paciência e perceber o choro do bebê como um pedido de ajuda, uma forma de se comunicar, não apenas como perturbação. Bebês choram! O bebê é muito sensível e vai sentir o estado de humor dos pais, por isso é fundamental, manter-se tranquilos e se estressar apenas com aquilo que realmente vale a pena para curtir o bebê que crescerá rapidamente e sem nem perceber, logo estará se virando sozinho.
Alterações odontológicas na gestação
Odontóloga Marilia Simon falou sobre o valor da alimentação balanceada e adequada durante a gestação, tendo em vista a importância do cálcio para o desenvolvimento da dentição do bebê. Durante os 9 meses o bebê é prioridade para o organismo, pois isso poderá haver carência de vitaminas e minerais no corpo da mãe. Enfatizou ainda, sobre a tendência a gestante desenvolver cárie e gengivite, que interfere no desenvolvimento do bebê, por isso se devem aumentar os cuidados bucais nesta época.
Destacou diversos hábitos saudáveis necessários para manter uma boa qualidade de vida, sendo os pais os responsáveis por nutrir e manter esses hábitos com as crianças, desde muito pequenas e até mesmo enquanto ainda estiverem no ventre materno.
Todas as gestantes e companheiros do município estão convidados para participar do Grupo, que terá seu próximo encontro realizado na quinta-feira, dia 18 de maio, as 18h30min na Unidade Básica de Saúde, com o tema: Tipos de partos + Cuidados com o recém nascido.