EducaçãoNova Ramada

Equipe do NAAB conversa sobre depressão na adolescência, suicídio e Baleia Azul nas escolas de Nova Ramada

A equipe do NAAB – Núcleo de Apoio a Atenção Básica de Nova Ramada, está desenvolvendo um trabalho de roda de conversa nas escolas do município,  para abordar temas que estão em alta nas mídias sociais, entre eles a depressão na adolescência, suicídio e o “jogo” Baleia Azul.

O trabalho teve início no dia 03 de maio e sequência no dia 08, onde algumas turmas de 5º ao 9º ano da Escola Municipal Dom Pedro I e Escola Estadual Dr. Roberto Löw, (anos finais do Ensino Fundamental e Médio), tiveram um momento de aprendizado, no qual os alunos puderam expor suas ideias e esclarecer algumas dúvidas. O trabalho ainda está em andamento, por isso algumas turmas serão visitadas nos próximos dias.

Durante as falas foi esclarecido que a depressão é uma doença grave, que precisa ser encarada com seriedade, pois se não for tratada adequadamente, traz inúmeros prejuízos ao dia a dia das pessoas, comprometendo sua qualidade de vida e podendo levar ao suicídio.

O objetivo principal do trabalho é esclarecer aos alunos sobre a necessidade de buscarem ajuda e também se sensibilizarem frente ao sofrimento do outro, no momento em que se dão conta de que não estão bem.

O “jogo” da Baleia Azul se refere a um suposto fenômeno surgido em uma rede social russa, ligado ao aumento de suicídios de adolescentes. Tal jogo envolve uma série de tarefas/desafios apresentados pelos curadores, onde os jogadores deverão cumprir (um por dia), que envolvem desde assistir filmes psicodélicos até automutilação e em último estágio o suicídio.

Durante a roda de conversa, foi realizado uma abordagem preventiva, a fim de que as crianças e adolescentes não se deixem influenciar por jogos deste tipo, pois há uma grande curiosidade em saber como funcionam os desafios e o jogo em si. Por isso é muito importante que os pais e responsáveis tenham conhecimento daquilo que seus filhos acessam nas redes sociais e acima de tudo, que prevaleça o diálogo, para que os filhos se sintam acolhidos e possam falar sobre suas dúvidas e vivências.

Sabe-se que existem casos onde não há abertura para o diálogo entre pais e filhos, ou mesmo assuntos que o jovem não se sente a vontade para compartilhar com a família nem mesmo com os amigos. Para isso, existe o  CVV – Centro de Valorização da Vida, que trabalha com aconselhamento emocional, através do apoio e reflexão sobre a situação de sofrimento. Para contatar com o CVV é só ligar de qualquer telefone fixo ou celular, para o número 188. A ligação é gratuita e não é necessário se identificar.

As informações são do Núcleo de Apoio à Atenção Básica

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo