Educação

Detentos do presídio de Júlio de Castilhos se formam em curso profissionalizante

Quinze detentos do presídio estadual de Júlio de Castilhos se formaram na última sexta-feira (24) em um curso profissionalizante de Pintura e Obras Imobiliárias. O diploma é reconhecido pelo Ministério da Educação.

A iniciativa – parceria entre o Instituto Federal Farroupilha (IFF) e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) – busca qualificá-los para que, quando ganharem a liberdade, tenham maiores chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Conforme a assessoria de comunicação do Governo do Estado, o curso aconteceu entre novembro do ano passado e fevereiro deste ano. Começaram 19 pessoas, mas quatro foram libertadas antes de concluí-lo – a cada 12 horas de aula, um dia é abatido da pena.

O IFF em Júlio de Castilhos foi quem ministrou o curso, que faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e é a segunda vez um curso como esse é ofertado – o primeiro teve relação com instalações elétricas.

Ao longo do curso, os presos reformaram e pintaram nove celas e um corredor do presídio. Conforme o diretor da casa prisional, Gabriel Moresco, os benefícios do curso vieram de todos os lados, pois houve a capacitação profissional dos alunos, a ressocialização dos detentos e a melhoria nas estruturas do presídio.

Atualmente, o presídio estadual de Júlio de Castilhos abriga 104 detentos, nos regimes fechado e semiaberto.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Ajuricaba.com
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.