Rural

Unijuí apresenta ao novo governo e lideranças o plano de reativação da Unipeixe

Na terça-feira, 14 de fevereiro, estiveram reunidos com o vice-prefeito de Ajuricaba, Sr. Everton Kirmess e equipe do novo governo, representantes da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí, membros da equipe do projeto de P&D Desenvolvimentos de novos produtos alimentícios à base de carne de peixe (financiado pela SDECT/RS); Coordenadoria Patrimonial da Unijuí; EMATER, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ajuricaba, Procuradoria Municipal e COOPRANA.

No encontro, o gerente da Agência de Inovação e Tecnologia, Luís Juliani, expôs o plano de reativação da Unipeixe – Unidade Experimental da Cadeia Produtiva do Peixe Cultivado de Ajuricaba/RS – e as ações já desenvolvidas, que incluem a resolução das pendências para a obtenção do Registro de Estabelecimento na CISPOA – Coordenadoria de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal do RS.

O gerente também apresentou a síntese do Plano de Negócios da Unipeixe, elaborada pelo SEBRAE, que inclui a produção dos novos produtos à base de carne de peixe, cuja formulação é resultado da pesquisa desenvolvida na Unijuí. A Coordenadoria Patrimonial da Unijuí, pelo seu gerente, Jeferson Dalla Rosa, apresentou os investimentos feitos no prédio da Unipeixes no ano de 2016, que somam cerca de R$ 67 mil e destacou as atribuições de cada Instituição comprometida com a Unidade para a finalização das obras e obtenção da habilitação para produzir.

A coordenadora do projeto Desenvolvimentos de novos produtos alimentícios à base de carne de peixe, professora Eilamaria Libardoni Vieira, e o prof. Felipe Libardoni, membro da equipe do projeto, apresentaram o estágio de desenvolvimento da pesquisa e a forma como será feita a transferência tecnológica dos produtos elaborados aos produtores.
A expectativa, segundo a Unijuí, é de que as atividades de produção da unidade tenham início no segundo semestre deste ano.

O vice-prefeito Everton Kirmess informou que a administração ouviu as colocações dos dirigentes da Unijui e, conjuntamente com a COOPRANA e demais entidades, serão feitos os encaminhamentos devidos.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo